Plataforma de saúde dedica sessão online de exercícios físicos a doentes com Osteoporose

21 de Maio 2020

A plataforma Ossos Fortes vai organizar uma sessão online para doentes, familiares e interessados pela Osteoporose sobre exercícios físicos de prevenção de fraturas. A sessão de esclarecimento “Osteoporose? Exercícios em casa para uns ossos mais fortes” realiza-se na sexta-feira às 17h00.

A plataforma Ossos Fortes vai organizar uma sessão online para doentes, familiares e interessados pela Osteoporose sobre exercícios físicos de prevenção de fraturas. A sessão de esclarecimento “Osteoporose? Exercícios em casa para uns ossos mais fortes” realiza-se na sexta-feira às 17h00.

A sessão é aberta a todas as pessoas que estiverem interessadas em descobrir normas de prevenção de fraturas relacionadas à Osteoporose. O objetivo é promover o exercício físico numa altura de maior permanência em casa. “A Osteoporose atinge, em média, entre 700.000 e 800.000 portugueses, sendo a larga maioria deles mulheres. Esta patologia é anualmente responsável por cerca de 50.000 fraturas no nosso país. Nesta fase de maior permanência em casa, pode existir um risco acrescido de fraturas em pessoas com Osteoporose. Nesta sessão, pretendemos alertar para este risco e facultar informação útil sobre formas de prevenção de fraturas osteoporóticas”, comenta o médico reumatologista, Canas da Silva, orador na sessão.

A iniciativa de esclarecimento é desenvolvida numa parceria entre a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), a Sociedade Portuguesa de Doenças Ósseas e Metabólicas (SPODOM) e a Associação Nacional Contra a Osteoporose (APOROS) e com o apoio da biofarmacêutica Amgen.

A mensagem da sessão espera conseguir não apenas doentes, mas também familiares e interessados pela Osteoporose para a realização de exercício físico. Fátila Lopes, professora na Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa e integrante da iniciativa, garante que “Um nível suficiente de atividade física e a prática de exercícios físicos específicos são essenciais para prevenir tanto a ocorrência de quedas como a sua gravidade, ou seja, a ocorrência de fraturas, assim como para prevenir a própria doença.”

No final da sessão haverá a possibilidade para a colocação de perguntas por parte dos participantes.

VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Lipedema

Sofia Carvalho, cirurgiã plástica e estética da Lisbon Plastic Surgery

Impacto da dieta na DII

A alimentação é um dos temas que mais dúvidas levanta entre as pessoas que vivem com doença inflamatória do intestino (DII), nomeadamente Doença de Crohn e Colite Ulcerosa. Apesar de não ser uma causa direta da doença, acredita-se que os hábitos alimentares podem desempenhar um papel importante na forma como os sintomas se manifestam e na gestão do dia a dia da patologia.

Impacto da dieta na DII

A ciência tem vindo a demonstrar que a saúde intestinal tem uma relação direta com a saúde mental. Estudos confirmam que o intestino é um órgão essencial na produção de neurotransmissores, como a serotonina, que influenciam o humor e o bem-estar emocional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights