Taxa de incidência da tuberculose atingiu novo máximo desde 2010

22 de Maio 2020

A taxa de incidência da tuberculose em 2018 situou-se em 20,8 casos por 100.000 habitantes, representando um aumento de 21,5% em relação aos dois anos anteriores e um novo máximo desde 2010. Os dados foram divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados constam na 3.ª edição do INE sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), publicada esta sexta-feira. Os resultados indicam que houve um aumento do crescimento da taxa de incidência no grupo etário dos 25 aos 34 anos, que passou de 19,5 em 2017 para 27,0 em 2018. “Registaram-se também aumentos significativos nas taxas de incidência por 100.000 habitantes para os grupos etários dos 35 aos 44 anos”, de 19,2 para 23,6, dos 45 aos 54 anos, de 20,6 para 25,9, e dos 55 aos 64 anos, de 19,1 para 24,1, afirma o INE. A taxa de incidência manteve-se elevada para a população com 75 anos ou mais, com 26,2 casos notificados por 100.000 habitantes.

De acordo com o INE, a doença continuou em 2018 a afetar mais homens (29,1 por 100.000) do que mulheres (13,3 por 100.000).

Por regiões, as taxas de incidência mais elevadas foram as registadas na Área Metropolitana de Lisboa (29,3 casos por 100.000 habitantes) e na região Norte (23,2 casos por 100.000 habitantes).

A taxa de incidência mais baixa foi a registada na Região Autónoma da Madeira, com 6,7 novos casos por 100.000 habitantes.

Uma das metas dos ODS é “acabar com as epidemias de sida, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, combater a hepatite, doenças transmitidas pela água e outras doenças transmissíveis”, até 2030.

Em setembro de 2015, a assembleia-geral das Nações Unidas adotou a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, abrangendo 17 objetivos e 169 metas para cobrir preocupações sociais, económicas e ambientais em todo o mundo.

Para Portugal, ao nível de cobertura por objetivo, o INE destaca positivamente os ODS três (Saúde de Qualidade), sete (Energias Renováveis e Acessíveis) e nove (Indústria, Inovação e Infraestruturas), com mais de 80% dos indicadores disponíveis.

“No lugar oposto do espetro situa-se o ODS 13 (Ação Climática), com apenas 12,5% dos indicadores disponíveis para a monitorização do respetivo progresso”, lê-se no relatório que acompanha os dados recolhidos e tratados estatisticamente.

A maioria (68) dos indicadores analisados nesta publicação registou uma evolução positiva, 30 apresentaram uma evolução desfavorável e três não registaram alterações.

LUSA/ HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Alergias na primavera: recomendações para reduzir a exposição aos alergénios

A primavera é, para muitos doentes alérgicos, uma estação temida.  Como explica a imunoalergologista Mariana Lobato: “os pólenes libertados pelas plantas e árvores que florescem por esta altura são transportados pelo vento e favorecem o contacto dos doentes com este alergénio. Assim, nem todas as pessoas podem desfrutar com qualidade desta estação tão bonita”.

Nova SBE e NOVA Medical School juntam-se a Harvard para formação em Inteligência Artificial na Saúde

O Digital Data Design Institute da Nova SBE e a NOVA Medical School, em colaboração com o Digital Data Design Institute de Harvard, anunciaram hoje o lançamento do primeiro módulo de formação intitulado “Introduction to AI in Healthcare”. Este curso, que será disponibilizado gratuitamente a partir de amanhã, visa capacitar profissionais de saúde e interessados na área, permitindo-lhes compreender a transformação que a Inteligência Artificial (IA) pode trazer ao setor da saúde.

Lusíadas Saúde adquire MD Clínica e reforça presença na medicina dentária

A Lusíadas Saúde anunciou a aquisição da MD Clínica, uma das clínicas dentárias mais respeitadas de Lisboa, no âmbito da sua estratégia de expansão. Com esta operação, o Grupo Lusíadas solidifica a sua posição como um dos principais intervenientes no setor da medicina dentária em Portugal, ampliando a oferta de cuidados integrados de saúde oral e estética.

Já são conhecidos os vencedores da 2ª edição dos TOP Health Awards

A 2ª edição dos TOP Health Awards, que visa reconhecer projetos inovadores na área da saúde em Portugal, revelou os seus vencedores durante uma cerimónia realizada na Associação Comercial de Lisboa. O evento destacou a importância do impacto social e da criatividade das equipas envolvidas em diversas iniciativas que visam transformar o panorama da saúde no país.

Congresso na Escola Superior de Saúde debate a ‘Inteligência Artificial e Sustentabilidade no Trabalho’

Proporcionar um espaço de reflexão sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) e da Sustentabilidade na saúde dos trabalhadores e nos ambientes laborais, é um dos principais objetivos do 7th International Congress of Occupational Health Nursing (ICOHN25), que se realiza entre os próximos dias 2 e 4 de abril, na Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria. As inscrições para o congresso, a ser realizado em modalidade híbrida (presencial e online), já estão a decorrer e podem ser realizadas online.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights