Vírus da diarreia mais frequentes infetam especialmente as crianças

25 de Maio 2020

Uma equipa de investigadores da Universidade de Valência realizou um estudo de marcadores de infeção e imunidade, tendo detetado anticorpos no sangue de sete genótipos diferentes da proteína rotavírus VP8, o vírus que causa diarreia infeciosa. No trabalho, publicado na revista “Scientific Reports” do grupo “Nature” concluiu-se que os tipos de vírus mais frequentes afetam principalmente a população infantil.

É a primeira vez que este tipo de estudo soro-epidemiológico é realizado com sete antigénios diferentes, procedentes das espículas da superfície do rotavírus, de caráter proteico, destaca Jesús Rodríguez, investigador do Departamento de Microbiologia da Faculdade de Medicina daquela universidade.

Jesús Rodríguez e Javier Buesa.

A diarreia é a segunda principal causa de morte por doenças infeciosas no mundo, depois das infeções respiratórias. Provoca mais de 100 mil mortes por ano em crianças com menos de cinco anos de idade nos países em desenvolvimento. Os rotavírus que a provocam têm uma alta diversidade genética e são transmitidos por via oral. Além disso, esse tipo de vírus possui grande variabilidade antigénica, ou seja, uma elevada capacidade de sofrer mutações nas proteínas da superfície (que são as que o sistema imunológico geralmente reconhece e ataca), o que faz com que as infeções se sucedam ano após ano.

De acordo com Jesús Rodríguez “encontramos amostras positivas para todos os antigénios utilizados. Isso significa que os genótipos menos frequentes tendem a infetar de maneira mais leve ou assintomática. Como não produzem doenças graves, não são encontrados em amostras clínicas”.

Além disso, de acordo com o trabalho agora publicado, a prevalência de anticorpos contra os genótipos mais comuns (P [4] e P [8] ) é maior em crianças do que em adultos.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights