Cascais arranca produção de máscaras na sexta-feira

4 de Junho 2020

A Câmara Municipal de Cascais vai arrancar na sexta-feira com a produção própria de máscaras destinadas à população, estimando uma produção de cinco milhões de unidades por mês deste equipamento de proteção pessoal. O anuncio foi feito esta quinta-feira pela autarquia.

Em comunicado, a câmara, liderada por Carlos Carreiras, adianta que as máscaras se destinam a alimentar os 400 dispensadores espalhados pelo concelho e à distribuição gratuita aos utilizadores de transportes públicos, onde este equipamento é de uso obrigatório na sequência das medidas de prevenção da Covid-19.

A Câmara de Cascais colocou 400 dispensadores espalhados pelo município, onde, por um euro, é possível obter quatro máscaras, ou seja, a 25 cêntimos cada.

Aos utentes de transportes públicos, estão a ser distribuídas máscaras gratuitamente em todas as estações de comboios, terminais rodoviários, interfaces ou paragens de autocarro de maior afluência.

A distribuição das máscaras está a ser assegurada por uma equipa de voluntários.

“Depois de ter adquirido duas máquinas na China, a Câmara Municipal de Cascais fica agora completamente autossuficiente na produção deste equipamento de proteção pessoal que tem sido escasso e a preços por vezes incomportáveis para as famílias portuguesas”, é referido.

De acordo com este município do distrito de Lisboa, esta autossuficiência visa a proteção de toda a população a preços acessíveis e, simultaneamente, quebrar o ciclo especulativo que se instalou no mercado.

O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, disse anteriormente à Lusa que esta é mais uma das muitas medidas que a autarquia tem vindo a implementar para fazer face aos efeitos da Covid-19. Inicialmente o município tinha um investimento de cinco milhões de euros, mas atualmente já ultrapassa os 10 milhões.

Portugal contabiliza pelo menos 1.447 mortos associados à Covid-19 em 33.261 casos confirmados de infeção, segundo o mais recente boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado na quarta-feira.

Portugal entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, que sexta-feira foi prolongado até 14 de junho, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta fase de combate à Covid-19 prevê o confinamento obrigatório apenas para pessoas doentes e em vigilância ativa e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

Novas medidas entraram em vigor na segunda-feira, 01 de junho, com destaque para a abertura dos centros comerciais (à exceção da Área Metropolitana de Lisboa, onde continuarão encerrados até esta quinta-feira, pelo menos), dos ginásios ou das salas de espetáculos.

Estas medidas juntam-se às que entraram em vigor no dia 18 de maio, entre as quais a retoma das visitas aos utentes dos lares de idosos, a reabertura das creches, aulas presenciais para os 11.º e 12.º anos e a reabertura de algumas lojas de rua, cafés, restaurantes, museus, monumentos e palácios.

No sábado, regressaram as cerimónias religiosas comunitárias enquanto a abertura da época balnear acontecerá no próximo sábado, 06 de junho.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights