Certos traços de personalidade podem estar associados a risco de “pré-demência”

4 de Junho 2020

Embora seja necessário desenvolver mais estudos, estes resultados mostram que os traços de personalidade desempenham um papel independente no risco ou proteção contra síndromes específicas de pré-demência

Um estudo publicado no “Journal of the American Geriatrics Society” analisou cinco traços de personalidade – neuroticismo, extroversão, retidão, abertura e confiança – e a sua associação com sintomas de pré-demência, denominados síndromes de risco cognitivo motor (MCR) e comprometimento cognitivo leve (MCI).

Num total de 524 adultos com 65 ou mais anos, observados durante cerca de três anos, 38 participantes desenvolveram MCR e 69 MCI (alguns com perda de memória ou MCI amnésico).

A abertura foi associada a um risco reduzido de 6% de desenvolver MCR, enquanto o neuroticismo foi associado a um risco aumentado de 6% de MCI não amnésico. No MCI não amnésico, a memória permanece intacta, mas são atingidas uma ou mais capacidades cognitivas – como a linguagem, as capacidades visuais-espaciais ou o funcionamento executivo.

Nenhum daqueles traços de personalidade foi associado a MCI geral ou a MCI amnésico.

“Embora seja necessário desenvolver mais estudos, estes resultados mostram que os traços de personalidade desempenham um papel independente no risco ou proteção contra síndromes específicas de pré-demência”, referiu a principal autora do estudo, Emmeline Ayers, da Faculdade de Medicina Albert Einstein. “Numa perspetiva clínica, estas evidências mostram a importância de considerar os aspetos da personalidade ao avaliar o risco de demência”.

Ref. Bibliográfica: Ayers, E., Gulley, E. and Verghese, J. (2020), The Effect of Personality Traits on Risk of Incident Pre‐dementia Syndromes. Journal of the American Geriatrics Society. DOI: 10.1111/jgs.16424

NR/HN/Adelaide Oliveira

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Centro de Saúde de Óbidos reabre na sexta-feira

O Centro de Saúde de Óbidos vai reabrir na sexta-feira, após uma requalificação de mais de meio milhão de euros financiados Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), informou a Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste.

Papa levado para o hospital para fazer exame médico

O Papa Francisco foi levado hoje a um centro médico ligado do hospital Gemelli, na ilha Tiberina, em Roma, para um exame médico após a audiência geral no Vaticano, disseram fontes do Vaticano à agência de notícias ANSA.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights