Que fraudes científicas do passado estão no coração de algumas das teorias da conspiração anti vacinação e anti-COVID19? Os detalhes podem ser consultados no comentário “ Fake Science: XMRV, COVID-19, and the Toxic Legacy of Dr. Judy Mikovits (n imagem).”, incluido na publicação, peer review, “AIDS Research and Human Retroviruses”.
A teoria da conspiração relativa ao COVID-19 avançada por Mikovits é demonstrada falsa, e muito dela deriva de uma fraude científica elaborada pela própria e por vários colegas em 2009.
“Não existe debate legítimo a ter nestes assuntos e qualquer credibilidade concedida a estas perigosas conspirações levará a um sofrimento ainda maior resultante do COVID-19. Mantenham-se bem longe da pandemia e das declarações da Judy Mikovits”, dizem os autores Stuart Neil, da King’s College em Londres, e Edward Campbell, da Escola de Medicina de Stritch na Universidade de Loyola Chicago.
Thomas Hope, chefe de redação do AIDS Research and Human Retroviruses e professor doutorado de Biologia Celular e Molecular na Feinberg School of Medicine da Northwestern University, em Chicago, diz que: “Com desejo crescente do público para compreender o que pode sobre a pandemia, combinado com a desinformação como a produzida pela senhora Mikovits, é crítico que todos os cientistas façam o que podem para educar o público e revelar as informações falsas”.
NR/HN/João Daniel Ruas Marques
0 Comments