Doar sangue é seguro durante a pandemia e necessário “mais do que nunca”

9 de Junho 2020

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) quer sensibilizar os portugueses para a necessidade de doar sangue em tempos de Covid-19. Para assinalar o Dia Mundial do Doador de Sangue, que se comemora no dia 14 de junho, a instituição vai homenagear todos os dadores. A FEPODABES garante que é seguro e mais necessário do que nunca.

De acordo com o presidente da federação, Alberto Mota, “este ano, mais do que nunca, precisamos de todos os dadores pois devido à pandemia as universidades e empresas que até aqui organizavam recolhas de sangue, não podem fazê-lo e as unidades móveis não podem circular”.

A redução de dações é uma das principais preocupações da FEPODABES. O presidente da federação garante que “doar sangue pode ser feito com toda a segurança durante a pandemia”, defendo por isso que é necessário reforçar as reservas de sangue neste período que antecede as férias de verão.

Alberto Mota acrescenta que apenas dar dificuldades “é possível doar sangue nos Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra, serviços hospitalares com recolha de sangue e nas recolhas organizadas pelas associações de dadores benévolos de sangue”.

A federação explica que “a cada dois segundos alguém precisa de uma transfusão de sangue e todos os dias são necessárias mil unidades de sangue em Portugal”. Todas as pessoas que apresentem bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos podem doar sangue. A doação pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens. A FEPODABES garante que todas as dúvidas são sempre esclarecidas antes do processo.

Para promover a doação de sangue, a FEPODABES vai criar uma ação de sensibilização nas praias portuguesas no final do mês de julho e durante o todo o mês de agosto. “A dádiva de sangue é benévola e não remunerada”.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights