EULAR. Liga Europeia Contra o Reumatismo lança Centro de Pesquisa Virtual

9 de Junho 2020

Com o novo Centro de Investigação Virtual, a Liga Europeia Contra o Reumatismo (EULAR) tenciona estabelecer uma plataforma virtual que procura acelerar a pesquisa sobre doenças reumáticas e musculosqueléticas por toda a Europa e no mundo

As doenças reumáticas e musculosqueléticas dolorosas incapacitam milhões de pessoas nos Estados Unidos e em todo o mundo. A causa de mais de 200 destas condições tem origens que desconhecemos ainda, tal como a cura. Pesquisa e inovação são cruciais para melhorar a nossa compreensão relativamente às causas e caraterísticas deste grupo de doenças, para que possamos desenvolver melhores estratégias de prevenção e tratamentos. Com o novo Centro de Investigação Virtual, a Liga Europeia Contra o Reumatismo (EULAR) tenciona estabelecer uma plataforma virtual que procura acelerar a pesquisa sobre doenças reumáticas e musculosqueléticas por toda a europa e no mundo ao juntar e mobilizar uma comunidade de investigação multidisciplinar interessada em dar continuidade à investigação na área.

É ainda necessário reunir mais conhecimento, incluindo melhores maneiras de prevenir estas condições, identificar fatores de risco e diagnosticá-las mais cedo. Tais melhorias ajudarão também a aliviar os efeitos de outras doenças crónicas que muitas vezes ocorrem destas doenças reumáticas ou musculosqueléticas, tais como cardiopática, diabetes, cancro, alzheimer e depressão.

“Existem muitas barreiras à investigação no campo das doenças reumáticas e musculosqueléticas por toda a Europa que tornam a sua investigação difícil”, diz o professor presidente da EURLAR, o Dr. Iain B. McInnes da Universidade de Glasgow. “Reduzir o fardo das doenças reumáticas e musculosqueléticas para os indivíduos e para a sociedade requere ações compreensivas e coordenadas na União Europeia, a nível nacional e regional, bem como em diferentes áreas políticas como na saúde pública, cuidados de saúde e no trabalho, solidariedade e segurança social. Com o Centro de Investigação Virtual do EULAR vamos desenvolver iniciativas que procuram trazer investigadores, instituições e organizações juntas para levar a um diálogo coordenado”, explica McInnes.

Outros desafios da pesquisa incluem o financiamento limitado que minimiza os feitos que podem ser conseguidos. As instituições científicas que estão dispostas a colaborar muitas vezes dependem do financiamento de projetos a curto-prazo, o que limita os projetos de pesquisa e o quão longe os cientistas podem ir. Para ajudar a contornar estas barreiras, o novo centro da EULAR facilita a pesquisa translacional, básica e clínica para melhorar as vidas de pessoas com doenças reumáticas e musculosqueléticas. O centro fá-lo ao providenciar um mapa de pesquisa que salienta as necessidades por satisfazer, bem como os recursos de pesquisa, infraestruturas, serviços e treino que permita uma alta qualidade de pesquisa interdisciplinar e de doenças reumáticas e musculosqueléticas. Exemplos de serviços disponíveis incluem:

  • O Serviço de Consulta do EULAR, que fornece aconselhamento especializado a investigadores com o objetivo de melhorar a qualidade das suas pesquisas e protocolos. Investigadores e profissionais de saúde podem receber ajuda com a formulação de perguntas de pesquisa, metodologia e análise de dados.
  • O Serviço de Tecnologia Partilhada do EULAR vai ajudar os investigadores a ganhar acesso à última tecnologia para que possam levar a cabo pesquisa inovadora e de alta qualidade no campo das de doenças reumáticas e musculosqueléticas. A ideia é melhorar a qualidade da pesquisa e remover os obstáculos de acesso aos equipamentos e métodos inovadores e apoiados na tecnologia a que investigadores com baixos financiamentos podem enfrentar.
  • O centro vai também oferecer apoio às equipas científicas ao juntar cientistas, clínicos, profissionais de saúde, organizações de defesa dos doentes e outros membros comunitários que consigam resolver problemas interdisciplinares, operacionais e do sistema científico geral que digam respeito à pesquisa nas doenças reumáticas e musculosqueléticas e que não consigam ser superados por uma equipa apenas.
  • Através da Escola EULAR, o Centro de Investigação Virtual vai providenciar oportunidades de formação para uma força de trabalho altamente qualificada e diversa de investigadores, clínicos e profissionais de saúde na área das doenças reumáticas e musculosqueléticas. Tópicos abordados incluem métodos de pesquisa, saúde digital e ciência dos dados com foco na pesquisa para as doenças reumáticas e musculosqueléticas.

Para prosseguir na sua missão, o centro também desenvolve vastas colaborações e parcerias a nível local, nacional e internacional para integrar os recursos existentes, apoiar pesquisa que se debruce sobre as necessidades dos doentes afetados por doenças reumáticas e musculosqueléticas, e promover a investigação no meio. “A Europa já tem um número de excelentes redes de pesquisa e iniciativas virtuais de investigação focadas noutras doenças ou tópicos de saúde. Estamos ansiosos por formar parcerias com sociedades e organizações para integrarmos todos os esforços de pesquisa quanto possível por toda a Europa para alavancarmos os recursos existentes”, explicou McInnes.

NR/HN/João Daniel Ruas Marques

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights