Investigadores identificam proteína com um papel protetor dos rins

11 de Junho 2020

Investigadores da Universidade de Tsukuba, no Japão, identificaram a proteína MafB como um novo protetor contra a glomerulosclerose segmentar focal e a insuficiência renal.

A glomerulosclerose segmentar focal (FSGS) é uma causa comum da síndrome nefrótica resistente aos esteroides, um tipo de doença renal que é acompanhada por uma perda exacerbada de proteínas pela urina e que pode progredir para doença renal terminal. Investigadores da Universidade de Tsukuba descobriram um novo papel protetor da proteína MafB na FSGS.

Os glomérulos são as unidades de filtragem do sangue dos rins, que asseguram que apenas o fluido do sangue e as moléculas pequenas (mas não as moléculas maiores, como as proteínas) sejam excretadas na urina. Células especializadas, denominadas podócitos, desempenham um papel crítico na manutenção desta barreira de filtragem.

MAFB imuno-histoquímica: Controlo normal (Esquerda), expressão primária do FSGS (Direita) MAFB em podócitos é diminuída no FSGS primário humano

A FSGS é uma doença que afeta os podócitos e resulta na deterioração funcional e espessamento dos glomérulos, que também pode progredir para doença renal em fase terminal. A proteína MafB demonstrou ser importante para o desenvolvimento dos podócitos, mas o papel exato que desempenha na sua manutenção não está bem estabelecido.

“A glomerulosclerose segmentar focal é uma das causas mais comuns de síndrome nefrótica em adultos”, refere o autor do estudo, Satoru Takahashi. “É frequentemente resistente aos esteroides, que são o tratamento convencional para a síndrome nefrótica. Decidimos, assim, investigar o papel potencial da MafB no desenvolvimento e na terapia da glomerulosclerose segmentar focal”.

Para atingir o seu objetivo, os especialistas investigaram primeiro as biópsias renais de doentes com FSGS e descobriram que a quantidade de MafB nos podócitos estava significativamente diminuída, o que sugere que a MafB desempenha um papel importante no desenvolvimento da FSGS.

Para compreender o mecanismo molecular da função da MafB nos rins, os investigadores utilizaram ratinhos, no quais a expressão da MafB era especificamente eliminada nos podócitos. Descobriram que estes ratinhos desenvolveram síndrome nefrótica e FSGS.

Ao investigar a expressão de quase 40.000 genes através da sequenciação do RNA, os investigadores verificaram que os ratinhos com deficiência de MafB produziam quantidades reduzidas de outras proteínas, conhecidas por serem importantes para a função dos podócitos.

A MafB poderia ser usada como uma nova opção terapêutica para a FSGS? Para resolver esta questão, os investigadores administraram adriamicina, um agente conhecido por causar FSGS, em ratinhos que foram concebidos para produzir níveis significativamente mais elevados de MafB nos podócitos do que os normais. O dano renal e a síndrome nefrótica foram menos pronunciados nos ratinhos que produziam níveis mais elevados de MafB, sugerindo um papel protetor da MafB na FSGS. Os investigadores utilizaram então ácido all-trans retinóico (ATRA), um agente conhecido por aumentar a expressão de MafB. Quando injetaram ATRA em ratinhos normais tratados com adriamicina, encontraram níveis normais de MafB nos podócitos e uma extensão significativamente reduzida de FSGS.

“Estes resultados são impressionantes, pois mostram como a MafB desempenha um papel central na patogénese da glomerulosclerose segmentar focal”, referiu Satoru Takahashi. “As nossas descobertas fornecem novas ideias sobre um potencial novo alvo terapêutico para esta doença”.

NR/HN/Adelaide Oliveira

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos junta partidos para debater o setor antes das legislativas

A Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) vai organizar, no próximo dia 26 de fevereiro, um debate público para discutir as principais preocupações do setor farmacêutico para os próximos anos. O evento “Prioridades para o Ecossistema Farmacêutico e da Saúde”, a ter lugar no Centro Ciência Viva, em Lisboa, vai reunir representantes dos partidos políticos num debate que antecede as eleições legislativas. 

Workshop sobre Obesidade assinala Dia Mundial no Porto

No próximo dia 4 de março, Dia Mundial da Obesidade, a cidade do Porto acolhe um workshop gratuito sobre Obesidade, com o intuito de se falar abertamente sobre esta doença que afeta quase mil milhões de pessoas em todo o mundo.

A FEPODABES lança a campanha É HORA DE AJUDAR

O Presidente da FEPODABES, Alberto Mota, deixa o apelo: “todos os cidadãos com mais de 18 anos, que tenham mais de 50kg e que sejam saudáveis podem dar sangue. Esse gesto simples contribui para salvar muitas vidas”.

Cancer Summit da MSD regressa com o mote “Salvar e Melhorar Vidas”

No dia 24 de fevereiro, no Altice Arena, realiza-se a 3.ª edição do Cancer Summit, um evento na área da Oncologia da MSD Portugal. A iniciativa tem como mote “Salvar e Melhorar Vidas” e pretende promover a qualidade dos cuidados prestados aos doentes oncológicos a nível nacional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights