António Costa com esperança de que líderes europeus estejam à altura dos desafios

12 de Junho 2020

O primeiro-ministro, António Costa, renovou hoje a esperança de que os líderes europeus estejam "à altura dos desafios" que a União Europeia enfrenta com a resposta à crise económica e social gerada pela pandemia da covid-19.

“Esperamos que todos os líderes europeus estejam à altura dos desafios que a Europa enfrenta para que adotemos em breve a proposta da Comissão para a recuperação económica e social europeia. Dela depende a adesão dos Europeus a este nosso projeto comum”, escreveu António Costa num ‘tweet’ para assinalar o 35.º aniversário da assinatura do Tratado de Adesão de Portugal à CEE.

O líder do executivo português manifestou, por outro lado, o desejo de continuar a contribuir para a construção do projeto europeu.

“Renovamos o nosso compromisso com esta Comunidade de valores e de prosperidade partilhada, e reforçamos a nossa ambição de continuar a construir uma Europa mais forte, mais unida e mais coesa”, sublinha ainda o chefe do Governo português.

A mensagem de António Costa surge a uma semana da cimeira europeia que vai debater o plano da Comissão de resposta à crise gerada pela covid-19, que passa pela criação de uma Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros, dos quais poderão vir a caber a Portugal aproximadamente 26 mil milhões.

A proposta a debater na próxima sexta-feira prevê que, do montante global do Fundo, a ser angariado pela própria Comissão nos mercados, 500 mil milhões sejam canalizados para os Estados-membros através de subsídios a fundo perdido, e os restantes 250 mil milhões na forma de empréstimos.

Portugal poderá vir a arrecadar um total de 26,3 mil milhões de euros, 15,5 mil milhões dos quais em subvenções e os restantes 10,8 milhões sob a forma de empréstimos (voluntários) em condições muito favoráveis.

O primeiro-ministro, António Costa, já saudou a “ambiciosa” proposta da Comissão Europeia, considerando que Portugal está perante “uma enorme oportunidade para se dotar de uma estratégia de valorização dos recursos naturais e para a reindustrialização do país”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Realidade virtual no cateterismo cardíaco para atenuar ansiedade em doentes pulmonares

Um sistema de realidade virtual que adapta estímulos conforme a atividade cerebral, em tempo real, será testado para reduzir a ansiedade durante cateterismos cardíacos em doentes com hipertensão arterial pulmonar. O projeto do Dr. Tiago Peixoto, vencedor do Prémio MSD de Investigação em Saúde, surge como alternativa a ansiolíticos, que podem comprometer a fiabilidade dos exames. A abordagem neuroadaptativa pretende melhorar o conforto do doente sem interferir com os procedimentos de diagnóstico

Queda Súbita em Cirurgias Oncológicas no SNS em Meio de Tendência de Recuperação

O número de cirurgias oncológicas no Serviço Nacional de Saúde, que crescia de forma sustentada desde finais de 2023, sofreu uma quebra abrupta de 16% no terceiro trimestre de 2025. O relatório RADIS da Convenção Nacional da Saúde aponta para um possível fator sazonal ou restrição temporária de capacidade, enquanto persistem falhas no cumprimento dos tempos máximos de resposta garantida para consultas

Montenegro apela ao bom senso da CGTP e da UGT para travar greve geral

O primeiro-ministro apelou ao sentido de responsabilidade das centrais sindicais para evitar uma greve geral, considerando que não há razões para a sua convocatória. Luís Montenegro frisou que as negociações sobre a reforma laboral estão no início, com um mero anteprojeto em cima da mesa, e que a conjuntura de crescimento salarial e desemprego baixo não justifica a instabilidade

Braga acolhe congresso de oncologia que pretende ultrapassar fronteiras científicas e humanas

A 22.ª edição do Congresso Nacional de Oncologia realiza-se em Braga, de 26 a 28 de novembro, sob o lema “BEYOND LIMITS”. O evento, organizado pela Sociedade Portuguesa de Oncologia, pretende superar fronteiras através de um programa científico alargado, parcerias internacionais e uma ligação em tempo real com os PALOP, focando-se na inovação e na colaboração para transformar os cuidados oncológicos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights