Chuva, temperaturas abaixo do habitual e possibilidade de neve na Serra da Estrela

12 de Junho 2020

A chuva regressa hoje a Portugal continental, segundo as previsões do Instituto do Mar e da Atmosfera, que indicam temperaturas abaixo do habitual para a época do ano e admitem a possibilidade de neve na Serra da Estrela.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro e até final da tarde e vento por vezes forte nas terras altas, com possibilidade de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

As temperaturas estarão abaixo do habitual para a época do ano, com as máximas a não ultrapassarem os 22º (Setúbal e Faro) e as mínimas a descerem até aos 6º (Guarda).

O céu vai estar muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade na região Sul a partir do final da manhã, e estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros, mais intensos e frequentes nas regiões Norte e Centro, em especial até ao final da tarde. No Baixo Alentejo e Algarve a chuva será fraca e pouco frequente.

Há ainda a possibilidade de trovoada nas regiões Norte e Centro durante a tarde.

Segundo o IPMA, há 11 distritos de Portugal Continental com risco elevado e muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), assim como as regiões autónomas dos Açores e Madeira.

Com risco elevado no continente estão os distritos de Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Évora e Beja, quanto os distritos de Lisboa, Santarém, Portalegre, Setúbal e Faro apresentam risco muito elevado.

Nos Açores, o risco de exposição é elevado em S. Miguel e nas Flores e muito elevado no Faial. O IPMA prevê ainda risco muito elevado em Porto Santo e elevado na ilha da Madeira.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Linfoma não-Hodgkin é o sétimo tipo de cancro mais frequente em Portugal

Faça bolas de sabão pelo linfoma. Este é o desafio que a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) lança à população portuguesa, no âmbito do Dia Mundial do Linfoma (15 de setembro), com o objetivo de sensibilizar para este tumor do sistema linfático, o 7º tipo de cancro mais frequente no nosso país.

Criação de Colégio da Especialidade de Engenharia Biomédica é “momento marcante para todos” e destaque na Conferência Nacional da ANEEB

Até 11 de setembro, ainda é possível inscrever-se na Conferência Nacional de Engenharia Biomédica. Dirigindo-se aos estudantes, a Presidente da Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica (ANEEB), Renata Fernandes, disse ao HealthNews que os participantes “não irão ficar arrependidos” e “sairão de lá com mais conhecimentos e contactos”.

Conferência Anual da APLL destaca projetos de apoio a doentes e sobreviventes

“+ pelos doentes, juntos pela saúde”: é o mote da Conferência Anual da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), que vai reunir, uma vez mais, doentes, cuidadores, profissionais de saúde, voluntários e o público em geral, a partir das 14h00 deste sábado, 14 de setembro.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights