Prémios Caixa Social 2021 distribuem 500 mil euros por 34 projetos

20 de Junho 2020

Os prémios Caixa Social anteciparam a edição de 2021 para darem resposta ao impacto da covid-19 nas várias vertentes económicas e sociais e, nesse sentido, escolheram 34 projetos que receberão, ao todo, 500 mil euros.

“São 34 os vencedores da 3.ª edição dos prémios Caixa Social. Trata-se da edição de 2021, que a Caixa antecipou em resposta ao impacto da covid-19 nas várias vertentes económicas e sociais, concedendo prémios de valor compreendido entre os 2.000 e os 20.000 euros, com uma dotação global de 500 mil euros”, explica um comunicado de imprensa, hoje divulgado.

Ao todo, esclarece o documento, foram enviadas “mais de 400 candidaturas, tendo sido selecionados um total de 34 projetos que impactarão um número estimado de 125 mil beneficiários”.

A organização explica que esta “edição especial” teve como denominador comum a “Proteção das Pessoas” e os projetos vencedores apresentaram propostas em três eixos de intervenção: cuidados de saúde; solidariedade e inclusão e promoção do emprego.

Os projetos candidatos foram enviados, até 23 de maio, a partir de 13 distritos do país como Açores, Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal.

Os premiados são a Associação de Apoio Quatro Corações; a Associação de Socorros Mútuos – Mutualista Covilhanense; a Associação Dignitude; a Associação Portuguesa Promotora de Saúde e Higiene Oral (A.P.P.S.H.O.); a Cruz Vermelha Portuguesa — Delegação de Coimbra e o Espaço Ó – Associação para o Desenvolvimento Comunitário do Concelho de Óbidos.

Também a Associação verd’EKUI; o Centro de Bem Estar Social da Zona Alta – Torres Novas; o Centro Comunitário de Esmoriz; a Santa Casa da Misericórdia de Sintra; a Santa Casa da Misericórdia do Porto; e Paramédicos de Catástrofe Internacional, foram distinguidos.

A lista de premiados contempla também a Associação do Hospital Civil e Misericórdia de Alhandra (AHCMA); a Santa Casa da Misericórdia de Pombal; a Associação de Amigos da Criança e da Família Chão dos Meninos e o Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento (CERE).

Os prémios Caixa Social 2021 contemplaram também projetos da Passo Positivo – Associação de Ação Social; da Associação Salvador, do Centro Social Paroquial São Maximiliano Kolbe; do Solar do Mimo — Centro de Acolhimento de Crianças em Risco; e do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz — Albernoa.

A Casa do Povo de Porto Judeu (CPPJ); a Associação Patient Innovation; a Casa – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo; o Centro Padre Alves Correia (CEPAC); a Casa do Povo Santo António; a Cáritas Arquidiocesana de Évora e a Fundação S. João de Deus foram também contemplados.

A lista de premiados termina com o Centro de Solidariedade Social Nossa Senhora da Luz; a Acapo – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal; a Obra do Frei Gil; a Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares — ADEB; o Centro Social Paroquial de Argoncilhe e a Cercifel – Cooperativa de Solidariedade Social, C.R.L.

O júri desta edição contou com seis elementos, presidido pelo Presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos, Emílio Rui Vilar, e composto por Maria José Ritta, Filipe Santos, Eduardo Graça, Viriato Soromenho Marques e Pedro Pita Barros.

“Os Prémios Caixa Social são uma iniciativa da Caixa Geral de Depósitos e enquadram-se no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade e responsabilidade Sscial. Procuram responder às problemáticas sociais e lutar contra a pobreza e exclusão social através do desenvolvimento económico e inovação”, explica a organização.

O documento diz ainda que “a responsabilidade cívica e social são prioridades na política de apoios da Caixa. Ao longo de três edições, através destes Prémios, a Caixa já distinguiu dezenas de instituições, com prémios no valor global de um 1,5 milhões de euros”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights