Especialistas alertam para aumento de problemas oculares no verão

25 de Junho 2020

A Sociedade Portuguesa de Oftamologia (SPO) afirma que com a chegada do verão, os raios ultravioletas (UV) podem trazer consequências negativas para a visão. De acordo com os especialistas os mecanismos de proteção dos olhos não são suficientes, aconselhando uma menor exposição ao sol nas horas de maior incidência e o uso de óculos com filtro de proteção contra os UV.

Os especialistas alertam que “apesar deste tempo de pandemia em que nos encontramos e dos cuidados recomendados pela DGS para proteção da transmissão do vírus, devemos continuar também a ter cuidados com a visão, especialmente, agora que estamos mais expostos ao sol”.

A médica oftalmologista da SPO, Sandra Barrão, explica que os olhos têm mecanismos próprios de defesa para combater o excesso de radiação UV. “Em situações de alta luminosidade há uma tendência para piscar/semicerrar os olhos. Também a pupila, pelas alterações do seu tamanho, funciona como uma proteção. A córnea e o cristalino são estruturas oculares que também ajudam a diminuir a quantidade de raios que chega à retina”. De acordo com a oftalmologista estes mecanismos não são suficientes.

É neste sentido que os especialistas da área da saúde ocular defendem que a utilização de óculos de sol pode serve como “um reforço importante para diminuir a luminosidade a que o olho está sujeito, dando-lhe um maior conforto”. No entanto, a proteção só é eficaz quando os óculos têm um filtro contra os UV.

Sandra Barrão aconselha ainda a utilização de chapéu-de-sol, evitar as horas de maior incidência solar, utilizar protetor solar e “proteger os olhos dos produtos de desinfecção da água, como, por exemplo, o cloro em ambiente de piscina”. Estas medidas de proteção podem “evitar o aparecimento de problemas oculares”.

De acordo com a SPO a quantidade de radiação UV a que estamos sujeitos “está dependente da hora do dia e da localização geográfica, assim como da capacidade refletora do meio ambiente em que nos encontramos, sendo essencial a proteção ocular em diversas ocasiões para evitar problemas oculares maiores”.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo Revela Alta Prevalência de FASD em Escolas da Suécia

Um estudo piloto realizado na Universidade de Gotemburgo revelou que 5,5% das crianças suecas do 4.º ano escolar apresentam distúrbios do espectro alcoólico fetal (FASD). A pesquisa indica que os defeitos congénitos causados pelo consumo de álcool durante a gravidez podem ser tão comuns na Suécia quanto em outros países europeus

Nathalie Cardinal von Widdern assume liderança da AstraZeneca Portugal

Nathalie Cardinal von Widdern é a nova Country President da AstraZeneca Portugal, integrando também a equipa de liderança regional. Com 17 anos de experiência, traz uma visão estratégica para consolidar a posição da empresa como parceira essencial do sistema de saúde e líder em inovação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights