Universidade de Bergen: terapia cognitiva tem efeito duradouro nos hipocondríacos

25 de Junho 2020

Investigadores da Universidade de Bergen descobriram que apenas 16 horas de terapia cognitiva comportamental (TCC) podem ter efeitos muito positivos nos hipocondríacos, mesmo 10 anos depois do tratamento.

As pessoas que apresentam perturbações de ansiedade relacionadas com a doença (hipocondria) utilizam muito do seu tempo e energia a verificar se têm ou não uma doença grave. Este comportamento tem, frequentemente, efeitos negativos na sua vida social, familiar e profissional, na medida em que a sua qualidade de vida é fortemente reduzida.

“Este é o primeiro estudo que acompanha os hipocondríacos durante um período tão longo. Mostra que a TCC tem efeitos positivos até 10 anos após a terapia”, diz a psiquiatra Kari-Elise Veddegjærde, aluna de doutoramento do Departamento de Ciências Clínicas da Universidade de Bergen.

No decurso do estudo, publicado no “The British Journal of Psychiatry”, Kari-Elise Vedddegjærde seguiu 50 pessoas com hipocondria.
Cada uma fez um total de 16 horas de terapia cognitiva comportamental com o terapeuta Ingvard Wilhelmsen, professor do Departamento de Ciências Clínicas da Universidade de Bergen.

Os doentes responderam a questionários sobre a sua qualidade de vida antes, durante e após o tratamento. “Sabemos que a TCC é um tratamento eficaz na hipocondria, mas não sabíamos quanto tempo duraria o seu efeito. Este estudo mostra que o tratamento mantém o seu efeito positivo durante um longo período de tempo”, sublinha Kari-Elise Vedddegjærde.

A investigadora espera que os resultados do estudo façam com que, no futuro, mais psiquiatras, psicólogos e médicos de família recomendem a TCC aos seus pacientes.
A hipocondria é caracterizada pela crença de que se tem (ou vai ter) uma doença grave. Muitas vezes, o doente concentra-se numa doença específica. O cancro, doença cardíaca e doença neurológica, são as mais comuns.

Na Noruega, aproximadamente 3% das pessoas que visitam o seu médico de família sofrem de hipocondria.

Informação bibliográfica:
https://www.uib.no/en/med/136653/cognitive-therapy-has-lasting-effect-hypochondriacs
Long-term effect of cognitive–behavioural therapy in patients with Hypochondriacal Disorder
Kari-Elise Frøystad Veddegjærde, Børge Sivertsen, Jens Christoffer Skogen, Otto Robert Frans Smith and Ingvard Wilhelmsen
The British Journal of Psychiatry
doi: 10.1192/bjo.2020.22

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights