Água da freguesia de Passos em Mirandela desaconselhada para consumo

27 de Abril 2024

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou na sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.

O município emitiu na terça-feira um aviso para a população, onde o risco biológico é classificado como amarelo, sendo de baixo ou médio risco para a saúde.

“A água pode ser utilizada para banhos e para lavagens. Desaconselha-se o consumo direto sem antes ferver. Portanto, pode ser utilizada para beber e para cozinhar desde que seja antes fervida”, alertou Vítor Correia.

As inconformidades foram detetadas nas análises regulares realizadas no âmbito do Plano de Controlo de Qualidade da Água, numa amostragem realizada a 17 deste mês “cujos resultados vieram com duas irregularidades não muito representativas, mas que são irregularidades”, segundo Vítor Correia.

Esses valores fora dos parâmetros dizem respeito à presença de enterococos (1 UFC/100 ml sendo o valor paramétrico de 0 UFC/100ml) e de bactérias coliformes (53 UFC/100ml sendo o valor paramétrico de 0 UFC/100ml).

Além do aviso, foram acionados os mecanismos legais, que são informar a Entidade Reguladora dos Serviços e Águas Residuais e a delegação de saúde, adiantou Vítor Correia, informando também que já foram desenvolvidos os procedimentos para restabelecer a qualidade da água. Aguardam-se agora os resultados de verificação, ou seja, das contra-análises.

Vítor Correia acrescentou que casos pontuais como este são normais e o que as análises demoram “entre 8 a 10 dias úteis”, esperando durante a próxima semana haver condições de retomar a normalidade.

Carlos Monteiro, presidente da junta de freguesia onde residem cerca de 200 pessoas, contactado pela Lusa, explicou que quando receberam a informação do município colocaram na aldeia os editais com a informação e as recomendações, bem como nas redes sociais. “Se o alerta fosse vermelho, iríamos de porta em porta”, garantiu Carlos Monteiro.

“Logo que seja fervida, a água está boa. Os níveis das alterações disseram-nos que eram muito baixos, mesmo assim convinha avisar a população. (…) Se calhar a água até já está boa para consumo direto, mas até vir a contra-análise mantém-se este aviso”, afirmou Carlos Monteiro.

O vice-presidente da câmara adiantou que esta é a única inconformidade de momento detetada no concelho. “Houve recentemente, mas foram feitas contra-análises e estão regularizadas”, assegurou Vítor Correia.

Em Abreiro, freguesia do mesmo concelho onde vinham a ser verificadas queixas da população sobre a coloração da água, Vítor Correia revelou ter sido feita uma “intervenção mais específica”, com os depósitos a serem abastecidos com água proveniente de Mirandela, com a ajuda dos bombeiros e sem “perigos adicionais” para os consumidores.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Encerramentos em série nas urgências de ginecologia e obstetrícia preocupam utentes

Dois serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia e um pediátrico estarão encerrados no sábado. No domingo, a situação agrava-se com o fechamento de quatro urgências obstétricas. As escalas do Portal do SNS, consultadas pela Lusa, confirmam os constrangimentos, atribuídos à falta de profissionais, e indicam que outras unidades funcionarão com condicionamentos.

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights