Nova tecnologia deteta cancro da mama através das lágrimas

29 de Junho 2020

Espera-se que esta tecnologia contribua para a deteção do cancro da mama em etapas mais precoces e aumente as probabilidades de sobrevivência.

Os métodos de deteção baseados em imagens, como a mamografia, são dispositivos médicos de grande dimensão e custos elevados. Os resultados são um pouco demorados, uma vez que se necessitam de, pelo menos, dois especialistas para analisar as imagens.

Isto representa uma pesada carga para o doente devido à angústia da espera e à própria incomodidade provocada pelo exame. Mas, recentemente, a possibilidade de as biópsias líquidas poderem detetar o cancro, através dos exosomas, um subtipo de vesículas extracelulares (que se encontram nos fluidos corporais das doentes), começaram a chamar a atenção como uma possível alternativa.

Diferentes estudos demonstraram que os exosomas estão envolvidos na metástase do cancro e no desenvolvimento maligno. Portanto, os exosomas são frequentemente o objetivo das biópsias líquidas, uma vez que são considerados biomarcadores extremamente importantes no diagnóstico do cancro.

Uma nova tecnologia, desenvolvida por investigadores das Faculdade de Medicina e de Engenharia da Kobe University (no Japão), em colaboração com a “System Instruments Co. Ltd.”, utiliza lágrimas para a deteção do cancro da mama. É simples, tem uma sensibilidade extremamente elevada e poucos custos operacionais.

A tecnologia TearExo permite realizar exames não invasivos de cancro da mama somente com o líquido lacrimal que se pode obter facilmente, através de uma biópsia líquida da doente.

Esquerda: Recolha de amostras lacrimogéneas utilizando um teste de Schirmer. Direita: Gráficos comparando os exossomas de doentes com cancro com os de dadores saudáveis

No estudo, publicado no “Journal of the American Chemical Society”, os investigadores recolheram amostras de líquido lacrimal de doentes com cancro da mama e de doentes saudáveis. Utilizou-se o TearExo para medir os exosomas nas amostras destes fluidos lacrimais e analisar o padrão da composição das proteínas de superfície (análise dos componentes principais).

Os investigadores encontraram uma clara diferença entre as amostras obtidas de doentes saudáveis e as de pacientes com cancro da mama, o que demonstra que o líquido lacrimal pode ser utilizado para detetar este tipo de cancro.

Além disso, a composição do exosoma é diferente antes e depois das mastectomias: depois da cirurgia, a composição é idêntica à das mulheres saudáveis. Isso significa que o TearExo também poderia ser utilizado para verificar a recuperação após o tratamento.

NR/HN/Adelaide Oliveira

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights