De acordo com a MatosinhosHabit existe uma enorme dificuldade na comunicação entre munícipes em situação de surdez e os colaboradores nos pedidos de acesso à habitação. “Consciente e atenta às dificuldades de comunicação que alguns dos munícipes enfrentam diariamente, a MatosinhosHabit decidiu dotar todos os seus serviços de respostas adequadas e personalizadas para os diferentes públicos-alvo que recorram aos mesmos”.
Com o intuito de garantir as mesmas oportunidades a toda a população, foi implementado um circuito interno de encaminhamento para pessoas em situação de surdez que “acautela todos os seus direitos assim como uma resposta ajustada à realidade de cada utente”.
O administrador da MatosinhosHabit, Tiago Maia, explica que o “principal objetivo ao disponibilizarmos intérpretes de Língua Gestual Portuguesa nos atendimentos é, sem dúvida, estarmos mais próximos dos munícipes e possibilitar que todos tenham direito a um acompanhamento e um apoio adequado a cada situação. Foi neste sentido que a MatosinhosHabit decidiu dotar os seus serviços de respostas inclusivas”.
Para a concretização destas medidas, a MatosinhosHabit adaptará os conteúdos informativos das suas plataformas digitais (site e redes sociais), aos programas disponibilizados e ainda à orientação das candidaturas dos vários programas, o que permitirá facilitar a sua divulgação e recurso por parte das pessoas em situação de surdez.
A MatosinhosHabit vai, ainda, preparar todos os colaboradores para o contacto inicial com estes munícipes. “Nesse sentido, consideramos que a formação dos nossos colaboradores na primeira linha do atendimento era fundamental. Com este conjunto de medidas estaremos aptos para responder a todas as solicitações e efectuarmos assim um encaminhamento correto de todos os processos, sem exceção”.
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments