APAH lança Academia de Formação Digital

21 de Julho 2020

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) lança esta quarta-feira, dia 22 de julho, a Academia de Formação Digital. A iniciativa tem como objetivo desenvolver as competências digitais dos profissionais de saúde, melhorando a resposta do SNS no combate à pandemia.

De acordo com a APAH, o combate à pandemia provocou profundas mudanças no Sistema Nacional de Saúde, intensificando a utilização de ferramentas digitais. No entanto, a associação considera que estas alterações “vêm permitir explorar outras formas de organização, liderança e gestão de recursos nas unidades de saúde. Mais do que tudo, estas alterações surgem como oportunidades para promover adaptações proativas e inovações capazes de se tornarem motores de desenvolvimento.”

É neste sentido que o novo projeto arranca com o Programa “Business as Unusual”, o qual “responde aos desafios atuais de formação dos profissionais de saúde, confrontados com todo um novo contexto de trabalho motivado pela pandemia da Covid-19”.

A Academia Digital APAH tem como principal objetivo “desenvolver as competências existentes dos profissionais de saúde, de modo a que estes continuem a contribuir para o desenvolvimento de respostas adequadas do sistema de saúde.”

O projeto conta com um formato e-learning que garante a flexibilidade e realização e concretização dos Programas/Cursos disponíveis de acordo com a disponibilidade individual dos profissionais interessados. Os temas estão alinhados com os cinco domínios de Competências do Global Healthcare Management Competency Directory da International Hospital Federation [IHF], a saber: i. A Saúde e o Sistema de Saúde; ii. Gestão Comunicacional e Relacional; iii. Gestão de Serviços de Saúde; iv. Liderança e v. Responsabilidade Profissional e Social.

Já o Programa “Business As Unusual” é constituído por três cursos com duração de uma hora cada. A APAH garante que o programa deverá focar-se em três processos fundamentais para a recuperação após o início da pandemia, tais como “Mudança, agora e sempre”, “Equipas, da crise ao pós-crise” e “Novos problemas, novos talentos”.

O programa foi desenvolvido em parceria com a Nobox e com o apoio exclusivo da Gilead Sciences. O acesso é universal e gratuito, de maneira a “apoiar as equipas e líderes de saúde na implementação e na adoção de novos procedimentos, metodologias e iniciativas, que saibam envolver e mobilizar os profissionais e utentes, na expectativa de que, assim, não só as soluções sejam melhores, mas que a sua implementação seja mais rápida e efetiva.”

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights