APAH lança Academia de Formação Digital

21 de Julho 2020

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) lança esta quarta-feira, dia 22 de julho, a Academia de Formação Digital. A iniciativa tem como objetivo desenvolver as competências digitais dos profissionais de saúde, melhorando a resposta do SNS no combate à pandemia.

De acordo com a APAH, o combate à pandemia provocou profundas mudanças no Sistema Nacional de Saúde, intensificando a utilização de ferramentas digitais. No entanto, a associação considera que estas alterações “vêm permitir explorar outras formas de organização, liderança e gestão de recursos nas unidades de saúde. Mais do que tudo, estas alterações surgem como oportunidades para promover adaptações proativas e inovações capazes de se tornarem motores de desenvolvimento.”

É neste sentido que o novo projeto arranca com o Programa “Business as Unusual”, o qual “responde aos desafios atuais de formação dos profissionais de saúde, confrontados com todo um novo contexto de trabalho motivado pela pandemia da Covid-19”.

A Academia Digital APAH tem como principal objetivo “desenvolver as competências existentes dos profissionais de saúde, de modo a que estes continuem a contribuir para o desenvolvimento de respostas adequadas do sistema de saúde.”

O projeto conta com um formato e-learning que garante a flexibilidade e realização e concretização dos Programas/Cursos disponíveis de acordo com a disponibilidade individual dos profissionais interessados. Os temas estão alinhados com os cinco domínios de Competências do Global Healthcare Management Competency Directory da International Hospital Federation [IHF], a saber: i. A Saúde e o Sistema de Saúde; ii. Gestão Comunicacional e Relacional; iii. Gestão de Serviços de Saúde; iv. Liderança e v. Responsabilidade Profissional e Social.

Já o Programa “Business As Unusual” é constituído por três cursos com duração de uma hora cada. A APAH garante que o programa deverá focar-se em três processos fundamentais para a recuperação após o início da pandemia, tais como “Mudança, agora e sempre”, “Equipas, da crise ao pós-crise” e “Novos problemas, novos talentos”.

O programa foi desenvolvido em parceria com a Nobox e com o apoio exclusivo da Gilead Sciences. O acesso é universal e gratuito, de maneira a “apoiar as equipas e líderes de saúde na implementação e na adoção de novos procedimentos, metodologias e iniciativas, que saibam envolver e mobilizar os profissionais e utentes, na expectativa de que, assim, não só as soluções sejam melhores, mas que a sua implementação seja mais rápida e efetiva.”

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights