Plataforma quer facilitar educação online de crianças com deficiência neurológica

29 de Julho 2020

Os voluntários da Indra anunciaram esta quarta-feira que estão a desenvolver uma plataforma educativa para crianças com deficiência neurológica. O objetivo é atenuar o impacto negativo que estas crianças sofreram na educação com a chegada do novo coronavírus.

Os alunos com estas deficiências intelectuais sofreram com mais impacto os efeitos do confinamento motivado pela Covid-19. De acordo com os especialistas “a falta de rotinas, o contacto com os amigos, o acompanhamento guiado, a falta de objetivos de experiências sensoriais e de motivação para a aprendizagem, levaram-nos em alguns casos a desaprender o aprendido”. A esta dificuldade juntou-se a dificuldade das famílias na gestão da situação e na conciliação com os compromissos profissionais.

A Indra refere que a pandemia veio demonstrar a carência de recursos tecnológicos, que podem facilitar a aprendizagem destes menores com dificuldades neurológicas, os quais precisam de atenção e acompanhamento contínuos no plano sensório-motor, executivo e linguístico. “Atualmente, não existem soluções online que cubram todas as necessidades educativas destas crianças, para que possam continuar a evoluir na sua aprendizagem diária.”

Para responder a essa mesma “carência de recursos tecnológicos”, os voluntários da Indra estão a trabalhar com especialistas da Fundación Querer, uma instituição sem fins lucrativos dedicada à educação de crianças com doenças neurológicas, para desenhar e desenvolver uma plataforma educativa com a qual estas possam adquirir habilidades fundamentais como ler, escrever, somar, subtrair ou multiplicar. A iniciativa poderá promover “o aumento da sua autoestima, desenvolvimento e integração mais facilitada na nossa sociedade”.

Esta plataforma educativa começará a ser utilizada em setembro através de um projeto piloto que será implementado num colégio em Madrid, com o objetivo de futuramente ser alargado a outros colégios da Comunidade de Madrid e de Espanha.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights