Infarmed retira do mercado termómetro de infravermelhos de fabricante chinês

31 de Julho 2020

O Infarmed mandou retirar do mercado um termómetro de infravermelhos do fabricante Hunan Haiyuan Medical Technology Co., Ltd. porque não estava garantida a segurança nem o adequado desempenho do dispositivo.

Numa nota divulgada no seu ‘site’, a Autoridade do Medicamento e Produtos em Saúde (Infarmed) diz ter identificado a colocação destes termómetros no mercado nacional e que os dispositivos não tinham a marcação CE.

“Deste modo, não há evidência de cumprimento dos requisitos legais aplicáveis pelo que não está salvaguardada a segurança e o adequado desempenho do dispositivo”, explica.

O Infarmed esclarece ainda que os termómetros do fabricante chinês estavam acompanhados de um certificado alegadamente emitido pelo Organismo Notificado N.º 1282 – ECM (Ente Certificazione Macchine), que era um documento falso.

“As entidades que eventualmente disponham de unidades deste dispositivo médico não as devem utilizar e devem reportar o facto à Direção de Produtos de Saúde do Infarmed”, acrescenta.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Infarmed aprova financiamento de Enhertu

O financiamento de Enhertu (transtuzumab deruxtecano) foi aprovado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos, INFARMED, I.P., para o tratamento de doentes adultos com cancro de mama HER2- positivo, irressecável ou metastizado, que receberam dois ou mais regimes anti-HER2 ou que receberam um regime anterior anti-HER2, que incluiu trastuzumab para a doença avançada.

Angelini Pharma anuncia lançamento de novo medicamento

A Angelini Pharma Portugal acaba de anunciar o lançamento no mercado português de cenobamato, um fármaco anticrise epilética (FACE) para o tratamento adjuvante de crises focais, com ou sem generalização secundária.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights