Polímeros previnem “névoa” potencialmente perigosa em consultas de dentista

26 de Agosto 2020

Os investigadores testaram dois polímeros aprovados pela FDA. O ácido poliacrílico provou-se mais eficaz do que a goma xantana devido às adições à sua elasticidade quando estica, e mostrou uma relativamente mais baixa capacidade de ser bombeado

Num trabalho publicado esta semana na Physics of Fluids, pela AIP Publishing, Alexander Yarin e os colegas descobriram que a força das ferramentas vibrantes ou da broca do dentista não têm par no que toca às propriedades viscoelásticas dos seus polímeros de grau alimentar, tais como ácido poliacrílico, que foi utilizado como um pequeno aditivo à água no contexto dentário.

Os resultados foram surpreendentes. Não só uma pequena adição de polímeros eliminou completamente os aerossóis, mas fê-lo com facilidade, exibindo a física fundamental dos polímeros, como a transição de encolher-esticar dos polímeros, que serviu a intenção de forma irrepreensível.

Os investigadores testaram dois polímeros aprovados pela FDA. O ácido poliacrílico provou-se mais eficaz do que a goma xantana devido às adições à sua elasticidade quando estica, e mostrou uma relativamente mais baixa capacidade de ser bombeado. “O que foi surpreendente foi que a primeira experiência que fiz no meu laboratório comprovou totalmente o conceito”, confessou Yarin.

“Foi espetacular que estes materiais fossem capazes de, de forma eficaz e tão facilmente, suprimir os aerossóis das ferramentas dentais, com forças de inércia significantes em envolvidas. Contudo, as forças elásticas geradas pelos pequenos aditivos de polímeros eram fortes”.

O seu estudo documentou a violenta explosão de bolsas de água que abastecem os dentes e gengivas que a ferramenta dentária aerossoliza. A “névoa” em spray que acompanha a visita ao dentista é o resultado do encontro entre a água e uma ferramenta de rápida vibração, ou a força centrifuga de uma broca, que espalha a água em pequenas cutículas e as espalha.

A mistura de polímero, quando utilizada para irrigar, suprime os jatos; em vez disso, as macromoléculas de polímero que se esticam como elásticos de borracha restringem a aerossolização da água. Quando a ponta da ferramenta vibrante ou da broca entra na solução de polímero, a solução separa-se em tiras em “s” que são puxadas de volta para junto da ponta da ferramenta, alterando as dinâmicas habitualmente vistas com água pura na medicina dentária.

“Quando as gotículas se tentam separar de um corpo líquido, a sua cauda estica-se. É aí que forças elásticas significativas associadas com a transição do estado encolhido para o de esticado das macromoléculas do polímero entram em cena”, explicou Yarin. “Elas suprimem o alongamento da cauda e puxam a gotícula de volta, prevenindo completamente a sua aerossolização”.

Mais informação Aqui.

NR/HN/João Daniel Ruas Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights