Investimento de 4,6 milhões de euros para reduzir fatura energética no hospital de Vila Real

28 de Agosto 2020

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), com sede em Vila Real, anunciou esta sexta-feira que tem em curso um investimento de 4,6 milhões de euros que visa a redução da fatura energética.

De acordo com o conselho de administração do CHTMAD, o projeto tem como objetivo a implementação de “novas medidas de racionalização de consumos energéticos na unidade hospitalar de Vila Real” e pretende, também, “melhorar os sistemas existentes para uma maior sustentabilidade energética e ambiental mantendo todos os critérios de segurança e qualidade”.

A intervenção já está em curso, estando a ser substituídas todas as caixilharias dos diferentes edifícios.

Segundo a administração, encontram-se também a decorrer intervenções no sistema de aquecimento de águas sanitárias, na climatização, na iluminação interior e exterior, bem como a instalação de painéis fotovoltaicos.

Este investimento é, para o CHTMAD, “uma mais-valia não apenas para a redução da fatura energética do centro hospitalar, mas também para o aumento do conforto, segurança e humanização nos cuidados de saúde”.

O projeto de reabilitação dos sistemas energéticos foi aprovado no âmbito da candidatura ao Programa Operacional e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

O CHTMAD tem sede social em Vila Real e agrega os hospitais de Chaves e Lamego.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights