Internistas defendem a gestão da doença VIH como um todo

2 de Setembro 2020

O Núcleo de Estudos da Doença VIH (NEDVIH), da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai lançar o primeiro curso intensivo ““Infeção e Doença VIH”, destinado aos profissionais de saúde. A iniciativa que decorre entre 24 e 27 de setembro no Hotel dos Templários, em Tomar, visa promover um novo olhar sobre a gestão da doença, de forma a melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Do ponto de vista do coordenador do NEDVIH, José Vera, “a capacidade de olhar e gerir não só a infeção, mas a doença VIH como um todo, é o desafio a vencer nos dias de hoje”. É por isso que defende “a adoção de protocolos de atuação que promovam a redução de fatores de risco, a profilaxia, o diagnóstico precoce e o tratamento atempado das co-morbilidades”.

Para o especialistas este novo olhar perante o vírus, por parte das equipas de saúde, podem garantir “a melhoria da qualidade assistencial e consequente redução da morbimortalidade e aumento da qualidade de vida”.

“A infeção VIH não é apenas uma infeção viral do sistema imunológico. É uma doença sistémica, complexa, que desafia o nosso conhecimento e as nossas capacidades. A investigação desenvolvida desde o início da pandemia, tanto no campo do conhecimento da infeção, como na pesquisa de terapêuticas mais eficazes, permitiu que em apenas três dezenas de anos, a infeção VIH passasse de doença mortal a doença crónica. O conhecimento dos mecanismos de infeção, do ciclo de vida do VIH e a identificação de alvos terapêuticos que possibilitassem inibir a replicação viral foram passos essenciais deste processo” acrescenta José Vera.

A SPMI refere que o curso destina-se a médicos prestadores de cuidados diferenciados aos doentes com infeção VIH, médicos em formação específica e jovens especialista com interesse nesta patologia, médicos dos Cuidados de Saúde Primários e médicos de Organizações de Base Comunitária operando no âmbito da infeção VIH e é constituído pelos módulos de virologia, imunidade e inflamação, abordagem inicial do doente, terapêutica antirretroviral, infeções oportunistas e co-infeções virais, patologia pulmonar, patologia cardiovascular, patologia renal, patologia metabólica e patologia psiquiátrica.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Impacto da dieta na DII

A alimentação é um dos temas que mais dúvidas levanta entre as pessoas que vivem com doença inflamatória do intestino (DII), nomeadamente Doença de Crohn e Colite Ulcerosa. Apesar de não ser uma causa direta da doença, acredita-se que os hábitos alimentares podem desempenhar um papel importante na forma como os sintomas se manifestam e na gestão do dia a dia da patologia.

Impacto da dieta na DII

A ciência tem vindo a demonstrar que a saúde intestinal tem uma relação direta com a saúde mental. Estudos confirmam que o intestino é um órgão essencial na produção de neurotransmissores, como a serotonina, que influenciam o humor e o bem-estar emocional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights