Miguel Sousa Neves Presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde Presidente da Direção da Competência em Gestão dos Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos

Uma proposta simples para uma doença crónica

09/23/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Uma proposta simples para uma doença crónica

23/09/2020 | Opinião

Já passámos uma fase complexa e praticamente desconhecida nos  1os meses do ano e o Sistema Nacional de Saúde “aguentou-se” como pôde pela resiliência de muitos profissionais de saúde e alguns gestores que fizeram das tripas coração para que não fôssemos uma cópia de Espanha e Itália.

Tivemos o tempo necessário para colocarmos cá fora uma mão cheia de boas ideias para que as instituições comecem a pensar em colocar em prática.

Essa não cheia de boas ideias chegou apenas agora pelo anúncio do Secretário de Estado da Saúde Dr. Lacerda Sales.

Chegou e é melhor que nada mas porque razão não foi possível que isso acontecesse em junho ou até julho? É que esta  parte do projeto é a mais fácil de fazer pois é um programa generalizado que não explica como colocar as medidas em prática no mundo real das instituições de Saúde.

Agora começa o planeamento que será muito difícil de executar atempadamente e impossível em alguns casos e regiões. 

Esperemos que os gestores e os operacionais no terreno- os que no fundo são essenciais para o sucesso do programa- possam mais uma vez superar-se em prol da comunidade.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com VIH em 2024

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) em 2024, o número mais alto alguma vez registado, e cerca de 6,2 milhões estavam em tratamento, informou hoje a imprensa local.

Dia Mundial da Voz: o poder da voz na era digital

No Dia Mundial da Voz, celebrado a 16 de abril, a importância da saúde vocal e o papel da voz na era digital ganham destaque. Mais do que uma ferramenta biológica, a voz define identidades, conecta pessoas e impulsiona tecnologias como assistentes virtuais e reconhecimento de voz.

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights