Gilead e Comissão Europeia assinam acordo de compra de Velkury

9 de Outubro 2020

O aumento do fornecimento de Veklury irá expandir o acesso ao medicamento a mais doentes com COVID-19 e com indicação para tratamento possibilitando aos doentes uma recuperação mais rápida e, reduzindo assim os tempos de hospitalização e a utilização de recursos e cuidados de saúde.

A Gilead Sciences e a Comissão Europeia assinaram esta quinta-feira um acordo de aquisição conjunta (Joint Procurement Agreement, JPA) que permitirá o acesso rápido e equitativo a Veklury (remdesivir), o primeiro medicamento antiviral comprovadamente eficaz para o tratamento da COVID-19 na União Europeia (UE).

O aumento do fornecimento de Veklury irá expandir o acesso ao medicamento a mais doentes com COVID-19 e com indicação para tratamento possibilitando aos doentes uma recuperação mais rápida e, reduzindo assim os tempos de hospitalização e a utilização de recursos e cuidados de saúde.

Espera-se que a oferta de Veklury satisfaça a procura global até ao final deste mês, permitindo a aquisição de Veklury tanto para tratar doentes como para permitir a constituição de reservas nacionais do medicamento para os surtos atuais e futuros da COVID-19.

O JPA permite aos países membros da UE e do Espaço Económico Europeu (EEE) e ao Reino Unido adquirir Veklury tanto para a procura em tempo real como para as suas necessidades de reserva, coordenado pela Comissão Europeia. O acordo abrange as aquisições de Veklury nos próximos seis meses e pode ser prorrogado.

Na UE, EEE e Reino Unido, Veklury está indicado para o tratamento da COVID-19 em doentes adultos e adolescentes com pneumonia que necessitem de oxigénio suplementar.

A Comissão Europeia concedeu a autorização de introdução no mercado condicional a Veklury a 3 de julho de 2020, com base em dados do ensaio clínico aleatorizado, duplamente-cego e controlado por placebo, ACTT-1, que demonstrou a eficácia clínica e a segurança de Veklury em doentes com pneumonia provocada pela COVID-19 que necessitam de oxigénio suplementar. O pedido foi também suportado por dados de dois ensaios clínicos aleatorizados que demonstraram a eficácia e segurança de Veklury em regimes de tratamento de cinco e dez dias.

 

PR/João Marques/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Manifesto do CPSA: 39 Propostas para Integrar Saúde e Ambiente nas Eleições Legislativas de 2025

O Conselho Português para a Saúde e Ambiente, presidido por Luís Campos, apresenta 39 propostas para as Legislativas de 18 de maio de 2025, defendendo a integração do ambiente em todas as políticas públicas, a redução da pegada ecológica do setor da saúde, a capacitação do sistema para crises ambientais e a promoção da literacia ambiental, visando proteger a saúde das populações face à crise climática e ambienta

Pirilampo Mágico regressa em maio para apoiar a inclusão

A campanha Pirilampo Mágico regressa de 9 de maio a 1 de junho, mobilizando centenas de voluntários em todo o país para apoiar pessoas com deficiência intelectual e promover a inclusão, sob o lema “A luz que abraça a diferença”.

Eutanásia: será isto realmente progresso?

Abel García Abejas, Médico – MGF Cuidados Paliativos; Doutorando em Medicina, Docente de Bioética na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior

Exercício em Pequenas Doses Tem Impacto Surpreendente

Novas investigações da NTNU mostram que apenas alguns minutos diários de exercício intenso são suficientes para melhorar a saúde cardiovascular e muscular, contrariando recomendações tradicionais e facilitando a adesão dos mais inativos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights