APCL promove webminar sobre Mieloma Múltiplo destinado a doentes e cuidadores

26 de Outubro 2020

Este webinar tem como objetivo proporcionar aos doentes, cuidadores e profissionais de saúde um aprofundamento dos seus conhecimentos acerca desta patologia”, afirma Manuel Abecasis, Presidente da APCL

A sessão promovida pela Associação Portuguesa contra a Leucemia realiza-se já no dia 29 de outubro, entre as 16 e as 18 horas, e vai destacar temas como a abordagem integral do doente com Mieloma Múltiplo (MM), as alterações renais e a imunoterapia como aposta no tratamento desta patologia. Está indicado para todos os doentes e cuidadores.

A coordenar o webminar estará o jornalista Paulo Farinha, tendo os conteúdos sido deixados a cargo de Fernando Leal da Costa, sócio fundador da APCL e assistente graduado sénior de Hematologia no Instituto Português de Oncologia de Lisboa, onde é responsável pela Clínica do Mieloma, que abordará também o tema “Abordagem integral do doente com Mieloma Múltiplo”.

“O MM é uma doença hemato-oncológica rara pelo que a promoção de educação sobre esta doença é fundamental. Este webinar tem como objetivo proporcionar aos doentes, cuidadores e profissionais de saúde um aprofundamento dos seus conhecimentos acerca desta patologia”, afirma Manuel Abecasis, Presidente da APCL.

“Ao promover este webinar a APCL cumpre um dos objetivos da sua missão, que consiste em promover o conhecimento sobre doenças hemato-oncológicas, neste caso sobre o mieloma múltiplo cujo prognóstico se alterou radicalmente nos últimos 10 anos graças à introdução de novos fármacos como os inibidores do proteosoma, os IMIDs e mais recentemente os anticorpos monoclonais. De referir ainda os primeiros estudos com CAR T cells contra o mieloma cujos resultados parecem ser promissores” reforça o Presidente da APCL.

 

PR/João Ruas

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Organizações exigem estratégia nacional para doenças respiratórias

Portugal enfrenta uma das maiores taxas de casos não resolvidos de DPOC na Europa, com 40% dos doentes sem diagnóstico ou tratamento adequado. Organizações apelam à revisão urgente do Plano Nacional das Doenças Respiratórias para combater barreiras e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Formandos do INEM partilham respostas dos testes em grupo Whatsapp

As respostas a testes da formação para técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM estão a ser partilhadas num grupo Whatsapp com dezenas de formandos, uma situação que leva a associação nacional a pedir intervenção urgente das autoridades competentes.

“ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights