Presidente das Filipinas prolonga quarentena em Manila por mais um mês

27 de Outubro 2020

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, anunciou hoje que a quarentena em Manila, com um dos mais longos e rigorosos confinamentos do mundo, será prolongada por mais um mês, até 30 de novembro.

A capital, que representa cerca de metade de todos os casos da Covid-19 nas Filipinas, terá assim uma quarentena de pelo menos oito meses e meio, embora desde setembro as restrições à circulação pela cidade tenham sido progressivamente flexibilizadas.

Desde o início da pandemia, as Filipinas confirmaram 371.630 casos (10% ainda ativos) e 7.039 mortes.

Rodrigo Duterte decidiu prolongar a quarentena até ao final de novembro, apesar da opinião dos presidentes de câmara das 17 cidades que compõem a área metropolitana de Manila, que tinham solicitado a sua prorrogação até ao final do ano.

Desde 01 de outubro, os transportes públicos na capital têm funcionado a 50% da sua capacidade, mais estabelecimentos foram autorizados a abrir, e o recolher obrigatório alargado até à meia-noite.

Centros culturais, locais de entretenimento e parques públicos continuem fechados.

Os habitantes com menos de 18 ou mais de 65 anos também não podem sair à rua, uma vez que são considerados como grupos de risco.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 43 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights