Novo sistema permite registar dispositivos médicos e notificar problemas com cosméticos

2 de Novembro 2020

Os operadores económicos podem a partir de hoje registar os dispositivos médicos num novo sistema, que permite igualmente notificar problemas não só de dispositivos, mas também de produtos cosméticos.

O novo sistema, em vigor a partir de hoje, permitirá facilitar e promover o registo de dispositivos médicos, “aumentando a transparência e tornando pública toda a informação de registo” residente no Infarmed, assim como agilizar as atividades de fiscalização desenvolvidas pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

Para além da componente de registo, o Sistema de Informação para Dispositivos Médicos (SIDM) é também composto por duas outras áreas de acesso público, disponíveis no ‘website’ do Infarmed: o infoDM, que permite a pesquisa pública dos dispositivos médicos registados, e o Reporte, uma área que permite a notificação pelos utilizadores de problemas com produtos de saúde (dispositivos médicos e cosméticos).

“Com o novo SIDM é promovida a simplificação no registo de dispositivos médicos, com o modelo de registo único, promovida a transparência no setor com a divulgação de informação sobre os dispositivos médicos comercializados em Portugal através do infoDM e agilizada a comunicação pelos utilizadores de problemas com produtos de saúde pelo Reporte”, sublinha o Infarmed, em comunicado.

O dispositivo médico é qualquer instrumento, aparelho, equipamento, software, material ou artigo utilizado isoladamente ou combinado, com fins de diagnóstico ou terapêutico.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Pai e filha morrem em acidente de viação em Angola

Dois cidadãos portugueses – pai e filha – morreram hoje num acidente de viação na estrada de Sumbe para Luanda, em Angola, de que também resultaram dois feridos, avançou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Recurso de Salgado por Alzheimer recusado no TC

O Tribunal Constitucional rejeitou apreciar o recurso de Ricardo Salgado, que alegava inconstitucionalidade na condenação a oito anos de prisão devido ao diagnóstico de Alzheimer, mantendo a decisão da Operação Marquês e agravando as custas.

Fecundidade em Angola caiu e mulheres têm em média 4,8 filhos

A taxa de fecundidade em Angola caiu de 6,2 para 4,8 filhos por mulher em oito anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano hoje divulgados. Entre 2015-2016 e 2023-2024, a fecundidade diminuiu em Angola de 6,2 para 4,8 filhos por mulher, segundo o Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS) 2023-2024, tornado hoje público pelo INE.

Novo modelo agiliza controlo da dor severa no Alto Ave

A Unidade Local de Saúde do Alto Ave criou a Via Verde da Dor Aguda, um projeto inovador que integra resposta hospitalar e domiciliária para doentes com dor mal controlada, promovendo conforto, segurança e qualidade de vida.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights