CHMP recomenda dupilumab para crianças de 6 a 11 anos com dermatite atópica grave

3 de Novembro 2020

O Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos recomendou estender a aprovação na União Europeia (UE) ao Dupixent® (dupilumab) para crianças de 6 e 11 anos com dermatite atópica (DA) grave, candidatas a terapia sistémica.

Este é o primeiro produto biológico aprovado para o tratamento da DA não controlada moderada a grave com idade igual ou superior a 12 anos na UE e maiores de 6 anos nos EUA. O dupilumab está também aprovado na UE para doentes com asma grave e rinossinusite crónica grave com polipose nasal, duas outras doenças inflamatórias do tipo 2.

Dupixent (dupilumab) é um anticorpo monoclonal totalmente humano que inibe a sinalização das proteínas interleucina-4 (IL-4) e interleucina-13 (IL-13) e não é imunossupressor.

Os dados dos ensaios clínicos de Dupixent (dupilumab) mostraram que a IL-4 e a IL-13 são os principais impulsionadores da inflamação do tipo 2, que desempenha um papel importante na dermatite atópica, asma e rinossinusite crónica com polipose nasal. O Dupixent (dupilumab) está atualmente aprovado em mais de 60 países e mais de 170.000 doentes foram tratados em todo o mundo.

A opinião positiva do CHMP é suportada por dados que incluem resultados essenciais da fase 3 sobre a eficácia e segurança de Dupixent (dupilumab) combinado com TCS em crianças de 6 a 11 anos com DA grave não controlada com tratamentos de prescrição. No ensaio, as crianças tratadas com Dupixent (dupilumab) e TCS apresentaram melhorias significativas da gravidade geral da doença (Índice de área e gravidade do eczema), redução das lesões da pele, prurido e medidas de qualidade de vida relacionadas com a saúde, em comparação com TCS.

Os eventos adversos mais comuns observados com Dupixent (dupilumab) incluíram conjuntivite, nasofaringite e reações no local da injeção. Estes dados são consistentes com a eficácia bem estabelecida e o perfil de segurança de Dupixent (dupilumab) observado em ensaios em adultos e adolescentes. O uso de Dupixent (dupilumab) em crianças com idade entre 6 e 11 anos é experimental e a sua eficácia e segurança ainda não foram totalmente avaliadas na UE.

A decisão final da Comissão Europeia deve chegar algures até ao final do próximo mês.

PR/João Marques

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights