Rute Horta Farmacêutica; coordenadora do Departamento de Serviços Farmacêuticos da Associação Nacional das Farmácias (ANF)

A vitamina C é essencial

11/24/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

A vitamina C é essencial

24/11/2020 | Consultório

A vitamina C é um elemento essencial para o organismo. Além de contribuir para o normal funcionamento do sistema imunitário, tem também um papel importante na formação do colagénio, cartilagens, vasos sanguíneos, ossos, pele, dentes e gengivas.

A carência desta vitamina pode causar fadiga e mal-estar. Como não é produzida no nosso organismo, a vitamina C deve ser obtida da alimentação ou da suplementação alimentar. Podemos encontrá-la em diversos alimentos como, por exemplo, a laranja, os morangos, o abacaxi, os pimentos e os brócolos.

No entanto, uma vez que é sensível ao calor e ao oxigénio, a vitamina C pode ser parcial ou totalmente destruída pela cozedura. Por isso, como complemento de uma dieta equilibrada, pode ser obtida através de suplementos alimentares, como cápsulas e comprimidos, entre outros.

A vitamina C está disponível de forma isolada ou associada a outras substâncias destinadas ao reforço do sistema imunitário, como a equinácea, o zinco, cobre, ferro, selénio e muitas outras vitaminas.

Geralmente estes suplementos são utilizados na altura do Outono e do Inverno para reforçar a imunidade e prevenir a gripe e as constipações. Para encontrar a resposta mais indicada às suas necessidades, deve falar sempre primeiro com o seu médico ou farmacêutico.

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights