Marisa Matias diz que data das presidenciais é “opção natural”

24 de Novembro 2020

A candidatura da bloquista Marisa Matias considerou esta terça-feira uma "opção natural" a marcação das eleições presidenciais para 24 de janeiro, adiantando que a recolha de assinaturas “está a decorrer como era expectável” e cumprindo as regras sanitárias.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou hoje as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021, tendo as candidaturas de ser apresentadas formalmente perante o Tribunal Constitucional até 24 de dezembro, com a campanha eleitoral a decorrer entre 10 e 22 de janeiro.

À agência Lusa, fonte da candidatura de Marisa Matias – eurodeputada bloquista que anunciou que volta a concorrer a Belém e que será apoiada pelo BE – considerou que esta data “era expectável” e que se trata de uma “opção natural”.

Sobre a recolha de assinaturas para a formalização da candidatura, a mesma fonte explicou que esta “já está a acontecer em todo o país e tem sido feita de três formas distintas”.

Para além das proposituras enviadas pelo correio e a possibilidade de assinatura digital, outras assinaturas “têm sido recolhidas na rua, por apoiantes da candidatura, garantindo todas as condições de segurança sanitária”, devido à pandemia.

“Nestes casos, os apoiantes da candidatura usam sempre máscara e é assegurada a desinfeção da prancheta antes de depois de cada assinatura. A caneta é utilizada por uma só pessoa, ficando com esta depois do preenchimento da declaração. As canetas são feitas de cartão reciclado”, descreve.

Marisa Matias, segundo a sua candidatura, tem estado nesta fase “a ouvir diversos setores sociais, das vítimas da crise à primeira linha que combate a pandemia”, tendo na semana passada realizado “um périplo pelo interior do país”.

Aquando do anúncio da candidatura, em 09 de setembro, Marisa Matias assumiu-se como “candidata frente a frente com Marcelo Rebelo de Sousa” e marcou a diferença em relação ao atual Presidente da República, prometendo uma “campanha contra o medo”.

No Largo do Carmo, em Lisboa, perante uma plateia unicamente constituída por profissionais da linha da frente no combate à pandemia e sem figuras do BE, Marisa Matias explicou que se volta a candidatar ao Palácio de Belém porque para fazer uma “campanha contra o medo”, apresentando-se como “socialista, laica e republicana”, que vai à luta pelas suas ideias, “ao lado de quem não desiste de Portugal”.

Apesar dos caminhos onde se encontra com o atual chefe de Estado, como o apoio aos sem-abrigo ou aos cuidadores informais, a eurodeputada do BE assinalou que discorda de Marcelo “em questões essenciais”, pedindo “o voto sobre essa diferença”.

Marisa Matias volta a apresentar-se à corrida eleitoral para o Palácio de Belém, depois de em 2016 a eurodeputada e dirigente do BE ter conseguido o melhor resultado de sempre de um candidato presidencial da área política bloquista, ficando em terceiro lugar, com 10,12% dos votos.

Esta será a quarta vez que Marisa Matias irá protagonizar uma candidatura bloquista, tendo duas sido como cabeça de lista ao Parlamento Europeu (2014 e 2019) e a outra como candidata apoiada pelo BE às últimas presidenciais.

A dois meses das eleições presidenciais, marcadas hoje para 24 de janeiro, são oito os pré-candidatos ao cargo de Presidente da República atualmente ocupado por Marcelo Rebelo de Sousa, que ainda não anunciou se irá recandidatar-se.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights