Comissão Europeia aprova compra de 80 milhões de vacinas à Moderna

25 de Novembro 2020

A Comissão Europeia aprovou esta quarta-feira a compra de 80 milhões de doses demRNA-1273, a candidata a vacina contra a COVID-19 da Modernas, com a hipótese de estender a encomenda em 80 milhões de doses adicionais, segundo a farmacêutica.

A União Europeia dispõe agora de um breve período de revisão do acordo, caso queira alterar ou retirar o pedido, segundo o comunicado enviado às redações. Este paço marca assim o fim do processo de aquisição das vacinas iniciado a 24 de agosto, mas que estava sujeito a aprovação da Comissão Europeia.

“Agradecemos a confiança que a Comissão Europeia demonstrou na nossa plataforma de vacinas mRNA ao incluir o mRNA-1273 no seu portfólio de vacinas. Reconhecemos que enfrentar esta pandemia global exigirá uma série de soluções e estamos orgulhosos do papel que a Moderna tem sido capaz de desempenhar neste esforço global”, disse Stéphane Bancel, CEO da Moderna.

“Aumentámos a nossa capacidade de produção fora dos Estados Unidos com os nossos parceiros estratégicos, a Lonza e a Rovi, para podermos fornecer aproximadamente 500 milhões de doses por ano e, possivelmente, até mil milhões de doses por ano a partir de 2021, se aprovado”, conclui.

Na Europa, a Moderna está a trabalhar com parceiros de manufaturação estratégicos, a Lonza na Suiça e a ROVI em Espanha, para assegurar o fabrico e distribuição das vacinas fora dos Estados Unidos. Estes parceiros compõem uma cadeia de distribuição dedicada à Europa e países que não os EUA.

A Moderna mantém as previsões de manufaturar entre 500 a 1.000 milhões de doses da candiata à vacina, em todo o mundo. Caso tudo corra como planeado em termos de homologações, a Moderna espera poder começar a distribuição da mRNA-1273 na União Europeia no início de dezembro de 2020.

PR/João Marques

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This