Que o futuro passa pela tecnologia não é novidade nenhuma. A Amazon Web Services (AWS), uma empresa da Amazon, tem vindo a ser notícia pelas oportunidades que tem aproveitado na área saúde, primeiro com uma máquina de atendimento automático para controlar doentes com Covid-19 ou em vigilância, agora com um sistema de transcrição de voz para texto que pretende ver aplicado em todos os consultórios do mundo. O HealthNews falou com Pilar Torres, Head of Public Sector da AWS Iberia, que nos explicou a utilidade do serviço e nos esclareceu quanto a alguns potenciais problemas, como o barulho de fundo nas urgências de um hospital.
HealthNews (HN) – Como funciona o processo desde a instalação do software até à entrega das notas ao doente?
Pilar Torres (PT) – O Amazon Transcribe Medical é um serviço de Automatic Speech Recognition (ASR –Reconhecimento automático de voz) que permite a conversão da voz em texto especialmente dirigido aos profissionais de saúde. Impulsionado por machine learning, o serviço transcreve com precisão terminologias médicas, como nomes de medicamentos, procedimentos e até mesmo condições ou doenças, dando um suporte importante aos profissionais de saúde.
O Amazon Transcribe Medical pode atender a uma variedade diversificada de casos de uso, desde a transcrição de conversas entre médico e paciente para melhorar a documentação clínica, à captura de telefonemas em farmacovigilância ou até mesmo legendagem para consultas de telemedicina. Está disponível como um conjunto de APIs (Application Programming Interface) públicas que podem lidar com cargas de trabalho em lote e aplicações de conversão de voz em texto, em tempo real. O serviço é qualificado em termos da HIPAA (Health Insurance Portability and Accountability Act) e prioriza a privacidade e a segurança dos dados dos pacientes.
O Amazon Transcribe Medical transcreve conteúdo áudio individual com informação médica em texto. Pode utilizar quer a API de transcrição de streaming, quer a API de transcrição em lote. A transcrição de streaming permite aos profissionais de saúde transcrever streams de áudio em tempo real para texto.
HN – Quais são as vantagens fundamentais de um serviço como estes?
PT – O Amazon Transcribe Medical permite aos profissionais de saúde, seguradoras e empresas farmacêuticas criarem serviços que apoiam médicos, enfermeiros, ou investigadores a melhorar a eficiência da tomada de notas médicas. Com este serviço, a documentação clínica pode ser completada mais rapidamente, com maior precisão, mais segurança e com menos esforço, seja num consultório médico, num laboratório de investigação ou por telefone com um agente de seguros de saúde.
O processo de tomar notas médicas é muitas vezes demorado para os médicos, distraindo os profissionais do seu verdadeiro foco – os pacientes. Além disso, a conversa entre o profissional médico e o paciente constitui a base do diagnóstico e do plano de tratamento do paciente, daí a importância de transcrições precisas.
Graças ao Amazon Transcribe Medical, os médicos podem fácil e rapidamente ditar as suas notas clínicas e ver o seu discurso convertido em texto preciso em tempo real, sem intervenção humana. Além disso, os profissionais de saúde podem falar naturalmente, não tendo de referir explicitamente a pontuação como “vírgula” ou “ponto”. Com o Machine Learning, a Amazon Transcribe Medical proporciona à indústria médica um reconhecimento automático da voz altamente preciso, com a máxima confiança.
Em suma, com o Amazon Transcribe Medical, os profissionais de saúde podem concentrar-se no que realmente importa – os pacientes.
Além disso, o Amazon Transcribe Medical combinado com o Amazon Comprehend Medical, outro serviço da Amazon Web Services, permite aos programadores processar texto médico não estruturado e identificar rapidamente diferentes tipos de informação (diagnóstico do paciente, tratamentos, dosagem, sintomas…), tornando possível extrair informação relevante de todos estes dados não estruturados para uma melhor tomada de decisões e uma experiência do paciente avançada.
HN – O serviço já foi testado em consultórios em Portugal, na língua portuguesa?
PT- O Amazon Transcribe Medical apoia de momento a transcrição médica em inglês. Este serviço é utilizado por empresas como a Cerner (uma fornecedora americana de serviços, dispositivos e hardware de tecnologia da informação em saúde); a Amgen (uma empresa biofarmacêutica multinacional, líder no processo de redefinição da monitorização de segurança de medicamentos); a SoundLines, que faz parte da HealthChannels, e conecta a tecnologia intuitiva da IA à experiência clínica. Os dados são utilizados para fornecer um serviço mais personalizado, aumentando a eficiência dos profissionais e dos assistentes da equipa de cuidados.
HN – O problema da maioria destes softwares é a taxa de sucesso, chamemos- lhe assim. Muitos destes programas não são capazes de traduzir para texto exatamente aquilo que foi dito. Quão preciso é este serviço fornecido pela AWS, e como é que asseguram a eficácia do mesmo? Estamos a falar de hospitais, onde a exigência é altíssima para a introdução de qualquer tipo de nova tecnologia.
PT – A saída do reconhecimento de voz depende de vários fatores além das entradas do vocabulário personalizado. O Amazon Transcribe Medical adiciona automaticamente pontuação e formatação de modo a que a saída corresponda de perto à qualidade da transcrição manual numa fração de tempo. Os números são também transcritos para numerário em vez de extenso.
Podemos processar as gravações de áudio existentes ou transmitir o áudio para transcrição em tempo real. Usando uma ligação segura, pode enviar um fluxo áudio ao vivo para o serviço, e receber um fluxo de texto em resposta.
Em último caso, é possível adicionar novas palavras ao vocabulário base para criar transcrições mais precisas de palavras e frases específicas do domínio como nomes de produtos, terminologia técnica, ou nomes de pessoas.
HN – Outra das preocupações é que os hospitais, nomeadamente as urgências, podem ser locais barulhentos. A eficácia do serviço mantém- se em condições de grande barulho de fundo?
PT – Para manter a qualidade e o conteúdo do sinal de áudio (incluindo fatores como ruído de fundo, oradores sobrepostos, voz acentuada ou mudança de idioma dentro de um único arquivo de áudio) o Amazon Transcribe Medical foi desenvolvido para lidar com uma ampla variedade de características acústicas e de fala, incluindo mudanças no volume, afinação, etc.
Ainda assim, estamos constantemente a atualizar o serviço para melhorar a sua capacidade de acomodar mudanças acústicas e tipos de conteúdo adicionais.
HN – Tratando-se este de um serviço de tradução de voz para texto, é preciso um microfone. Os microfones são algo que esteja disponível num consultório médico?
PT – Este serviço funciona em qualquer dispositivo que inclua um microfone integrado, como telefones, PCs, tablets, e dispositivos de IoT (como sistemas de áudio de automóveis). A API do Amazon Transcribe Medical deteta o som que chega ao dispositivo e seleciona corretamente os modelos acústicos para converter o discurso de voz em texto. Este é apenas um exemplo de como a tecnologia pode ajudar médicos e pacientes nos consultórios.
HN – Que outras soluções dispõe da AWS pensadas para o ambiente hospitalar/médico?
PT – A Amazon Web Services (AWS) colabora com fornecedores de serviços de saúde, organizações de saúde pública, órgãos governamentais e empresas de ciências biológicas de todo o mundo.
A AWS dispõe de várias soluções que ajudam os profissionais de saúde no seu dia-a-dia. O Amazon Connect por exemplo, é uma solução de central de atendimento que pode ajudar a gerir elevados volumes de chamadas recebidas em centrais de atendimento usando chatbots e agentes de conversação por voz na web para complementar as equipas e ajudar a fazer a triagem dos pacientes. Em Portugal, este serviço foi usado numa unidade de saúde na Cova da Piedade, que foi galardoada com o prémio “Investir na Saúde 2020”, que distingue as boas práticas na área da saúde.
Em Portugal também apoiamos a aplicação Triagem Smart, da Biosurfit, que verifica diferentes parâmetros sanguíneos para gerar uma avaliação de risco, ajudando os profissionais de saúde a tomar decisões mais precisas sobre se alguém precisa de se isolar, ser internado no hospital, ou mesmo ir diretamente para uma unidade de cuidados intensivos.
A nível mundial, a AWS lançou também a AWS Diagnostic Development Initiative. Com um investimento inicial de 20 milhões de dólares (16,5 milhões de euros), este é um programa global, aberto a instituições de investigação acreditadas e entidades privadas de qualquer parte do mundo que utilizam a AWS para apoiar as soluções de diagnóstico COVID-19. Esta é uma área que sabemos que podemos fazer a diferença por algumas razões. A investigação diagnóstica tem sido historicamente subfinanciada e largamente desconsiderada em favor de um enfoque nas vacinas. Além disso, a investigação e os testes de diagnóstico são trabalhos de computação intensiva, e podemos fornecer um poder computacional fiável e escalável, juntamente com serviços líderes da indústria como a análise e o machine learning de máquinas de que os investigadores necessitam. Estamos também a pensar a longo prazo com este programa. Para além do COVID-19, este programa destina-se a ajudar a inovar soluções de diagnóstico para mitigar outros surtos de doenças infeciosas futuras.
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