Iraque considera que visita do papa é uma mensagem contra o “extremismo”

7 de Dezembro 2020

 O Presidente do Iraque, Barham Barham Salih, afirmou esta segunda-feira que a vista do papa Francisco, programada entre 05 de 08 de março de 2021, constitui uma mensagem para apoiar a população e reafirmar a unidade do mundo contra o extremismo.

“Esta histórica visita à Mesopotâmia, a terra dos mensageiros e santos e o lugar do nascimento de Abraão, o pai dos profetas, será uma mensagem eloquente para apoiar os iraquianos (…) e afirmar a unidade da humanidade na sua aspiração à paz, à tolerância, e enfrentar o extremismo”, afirmou em árabe na sua conta na rede social Twitter.

No entanto, na sua mensagem em inglês não fez referência ao “extremismo”, mas antes aos “valores da justiça e dignidade”.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni anunciou hoje a visita do papa ao Iraque entre o 05 e 08 de março de 2021, na sua primeira viagem ao estrangeiro desde o início da pandemia de Covid-19.

O porta-voz indicou que o papa “visitará Bagdad, a planície de Ur, ligada à memória de Abraão, a cidade de Erbil (capital da região autónoma curda), e ainda Mossul e Qaraqosh, na planície de Nínive”.

Mossul foi a “capital” no Iraque do autoproclamado califado anunciado pelo grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), que ocupou uma das cidades mais importantes do país desde 2014 até à sua derrota em julho de 2017.

O papa Francisco expressou em várias ocasiões o seu desejo de visitar aquele país para apoiar os cristãos perseguidos durante todos esses anos e de viajar para uma terra “que tanto sofreu”.

Esta viagem sem precedentes para um papa “simboliza uma mensagem de paz para o Iraque e para toda a região”, reagiu previamente o Ministério dos Negócios Estrangeiros iraquiano em comunicado.

Antes da pandemia do novo coronavírus, o papa Francisco havia expressado claramente o seu desejo de visitar o Iraque, referindo-se à população do país como “martirizada” pela guerra.

Ao receber os representantes das obras de ajuda às Igrejas Orientais em junho de 2019, Francisco manifestou novamente a sua “vontade” de ir ao Iraque em 2020.

O papa recebeu também no Vaticano, em janeiro de 2020, o Presidente iraquiano, Barham Salih.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights