De uma forma mais simples e sem o desconforto associado aos convencionais testes de antigénio que utilizam as zaragatoas para recolha de amostra, o novo sistema de diagnóstico permite detetar, em apenas 15 minutos e de uma forma não invasiva, possíveis casos positivos de Covid-19.
“A realização dos convencionais testes de antigénio, apesar de constituírem um processo rápido, não deixam de ser mais desconfortáveis, sobretudo para crianças, adolescentes e até adultos com sensibilidade ao método da zaragatoa. Com os novos testes de saliva conseguimos eliminar o desconforto mantendo a segurança dos testes que apresentam uma especificidade de 100% e uma sensibilidade de mais de 94%”, explica Carlos Monteiro, CEO e fundador da farmacêutica BioJam.
Os testes rápidos “PCL COVID19 Ag Gold saliva”, disponíveis em embalagens individuais e apenas para realização em clínicas e laboratórios de análises, são um dispositivo médico de diagnóstico in vitro que se baseia no Teste imunocromatográfico (ICA) para a deteção qualitativa do antigénio SARS-CoV-2 na saliva humana.
A esperança é que possam, num futuro próximo, estar disponíveis também nas farmácias comunitárias.
Este teste integrará também a lista de testes de antigénio do INFARMED, DGS e INSA, uma vez que em Portugal apenas são permitidos testes que apresentem os padrões de desempenho com valores de sensibilidade superior ou igual a 90% e de especificidade igual ou superior a 97%.
PR/João Marques
0 Comments