João Jácome de Castro: “Este congresso é o grande momento para debater os principais temas da endocrinologia”

1 de Fevereiro 2024

Arranca esta quinta-feira o Congresso Português de Endocrinologia/75ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM). Em declarações ao nosso jornal, o dirigente da SPEDM realçou que se trata de um "momento importantíssimo para a medicina portuguesa".

Contactado pelo HealthNews, o presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo destacou alguns dos principais temas que irão ser discutidos no evento.

“Este congresso é fundamental porque é o grande momento que existe em Portugal para debater os grandes temas da endocrinologia. De facto, alguns dos temas são umas das principais patologias que afetam a saúde a nível nacional, nomeadamente a diabetes, a obesidade e a doença da tiróide. Estas são doenças com uma prevalência extraordinariamente elevada na população portuguesa”, revelou.

Aos olhos do especialista, o encontro representa, por outro lado, uma oportunidade para discutir temas que só os endocrinologistas conhecem, “como é o caso das doenças da hipófise suprarrenal, do ovário, do testículo, da fertilidade, a medicina transgénero e os tumores neuroendócrinos.”

João Jácome de Castro sublinhou ainda que este congresso é “um momento alto” da formação pós-graduada na diabetes, na obesidade, na doença da tioróide e nas outras doenças raras da endocrinologia.

“É também uma oportunidade de desenvolver investigação clínica e básica nas áreas das doenças endócrinas. Isto é algo muitíssimo importante para o progresso da medicina”, afirmou.

O evento junta endocrinologistas e investigadores com o objetivo de contribuir para o progresso da Medicina na área das doenças endócrinas.

“Este é um momento importantíssimo para a medicina portuguesa porque representa também um momento de partilha com as sociedades internacionais, como é o caso da Sociedade Europeia de Endocrinologia, a Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a Sociedade Europeia da Tiróide, a Sociedade Europeia de Neuroendocronologia e a Sociedade Europeia da Diabetes. São parceiros que vão estar presentes com simpósios partilhados para dar um testemunho, junto com a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia de Diabetes e Metabolismo, da importância da investigação e formação pós-graduada nesta área.”

Esta reunião científica visa, assim, dar a conhecer o que há de novo e os dados mais atuais sobre as doenças endócrinas.

“O nosso objetivo principal é que ao fim destes quatro dias, todos os nossos especialistas saiam daqui mais capacitados para tratar melhor os nossos doentes e mais motivados para a investigação clínica nestas áreas”, destacou Jácome de Castro.

Segundo o dirigente da SPEDM, o panorama das doenças endócrinas é preocupante. “Os números que se conhecem da obesidade e da diabetes são alarmantes”.

O Congresso Português de Endocrinologia decorre entre hoje e domingo no Centro de Congressos do Algarve em Vilamoura.

HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights