Para Portugal e para a União Europeia, como dizia a task-force numa conferência de imprensa há duas semanas, a aprovação da mesma vacina está prevista para meados de janeiro, altura na qual deve também começar a ser distribuída, logo de imediato.
“Com a disponibilização de duas vacinas para a prevenção da Covid-19, a FDA tomou mais um passo crucial na luta contra a pandemia global que está a causar um vasto número de hospitalizações e mortes nos Estados Unidos todos os dias”, disse o comissário da FDA Stephen M. Hahn numa declaração a 18 de dezembro. “Através do processo de revisão aberto e transparente da FDA foram autorizadas duas vacinas em janelas temporais expeditas, ao mesmo tempo que assegurámos a sua segurança, eficácia e fabrico aos mais altos padrões de qualidade necessários para apoiar a aprovação para o uso de emergência. Estes padrões e o nosso processo de revisão, que são os mesmo que aplicámos à revisão da primeira vacina contra a Covid-19 e que tencionamos aplicar às próximas, incluem o contributo de peritos em saúde pública independentes, bem como uma análise de dados realizada pelo próprio staff da agência”.
A mRNA-1273, que utiliza a tecnologia patenteada de mRNA da Moderna, tem uma eficácia comprovada de 94% e pode ser armazenada e manuseada em condições muito mais comuns do que a única vacina aprovada na União Europeia até agora, a da Pfizer.
Nos Estados Unidos, contudo, as duas vacinas aprovadas até agora não deverão ser suficientes para satisfazer as necessidades de todos os profissionais de saúde e pessoas pertencentes a grupos de risco, pelo que, ao contrário de Portugal que dispõe de um plano de vacinação efetivo delimitado por grupos populacionais, nos Estados Unidos ainda não se sabe a quem estão destinadas as primeiras 5.9 milhões de doses desta nova vacina.
Portugal estima receber 227.060 doses desta mesma vacina até ao final do primeiro trimestre de 2021, mas só se a aprovação e o parecer da EMA e a CHMP forem divulgados até meados de janeiro.
Recorde-se que Donald Trump já tinha divulgado a aprovação da vacina antes mesmo das autoridades competentes se pronunciarem sobre o assunto
Trump anuncia aprovação da vacina Moderna sem anúncio formal do regulador
NR/PR/João Marques
0 Comments