Consulado procura solução para portugueses que querem regressar a Macau

31 de Dezembro 2020

O Consulado Geral de Portugal em Macau disse esta quinta-feira que está a desenvolver contactos com as autoridades locais para ajudar a regressar os portugueses residentes na região administrativa especial chinesa.

“O Consulado Geral de Portugal tomou conhecimento da situação de diversos portugueses com estatuto de residente na RAEM [Região Administrativa Especial de Macau] que se encontram em Portugal e pretendem regressar a Macau”, indica-se numa nota enviada à comunicação social.

“Face à decisão das autoridades de Taiwan proibirem a entrada e o trânsito de estrangeiros, o Consulado Geral de Portugal está a desenvolver contactos com as autoridades da RAEM, responsáveis pelo regresso dos seus residentes a Macau, no sentido de ser encontrada, em conjunto, uma solução para o problema”, salienta-se.

Em causa está a decisão das autoridades de Taiwan de proibirem a entrada a estrangeiros a partir de sexta-feira, após terem registado o primeiro caso de variante do novo coronavírus descoberta no Reino Unido, não permitindo sequer que se mantenham os voos de trânsito, que permitiam ligar Macau a outros destinos internacionais, como Portugal.

Macau, que não regista qualquer caso há mais de seis meses, mantém fortes restrições fronteiriças, à exceção da China continental.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.791.033 mortos resultantes de mais de 81,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela ligação entre diabetes e envelhecimento cerebral precoce

Um novo estudo do Karolinska Institutet, publicado na revista Diabetes Care, revela que a diabetes tipo 2 e a pré-diabetes estão associadas a um envelhecimento cerebral acelerado. No entanto, a boa notícia é que este processo pode ser contrariado através de um estilo de vida saudável

Porque é que a pandemia de COVID terminou tão abruptamente?

Uma nova análise sugere que uma queda dramática nas mortes por COVID-19 entre 2022 e 2023 pode ser atribuída a uma transição de fase abrupta na estrutura molecular da proteína spike (também conhecida como proteína S. É uma estrutura que se projeta da superfície de alguns vírus, incluindo o SARS-CoV-2, o vírus responsável pela COVID-19.

Mpox: RD Congo inicia vacinação contra vírus com 265 mil doses

As autoridades congolesas iniciaram hoje a vacinação contra o vírus monkeypox (mpox), quase dois meses depois de o surto da doença que teve início no Congo ter sido declarado emergência global pela Organização Mundial de Saúde.

ASAE aplica 30 coimas em talhos e suspende atividade de um

Um talho viu a atividade suspensa e a outros 30 foram instaurados processos de contraordenação pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) no âmbito de uma operação de fiscalização a 163 estabelecimentos.

MAIS LIDAS

Share This