Um único gene ‘inventou’ a hemoglobina várias vezes

4 de Janeiro 2021

A hemoglobina descende de um mesmo gene transmitido a várias espécies pelo seu último antepassado comum.

O sistema vascular da “Platynereis dumerilii”, em três segmentos

Graças ao verme marinho “Platynereis dumerilii”, um invertebrado cujos genes evoluíram muito lentamente, cientistas do “Centre National de la Recherche Scientifique” (CNRS) e da Universidade Paris-Sorbonne, em associação com outros investigadores da Universidade de São Petersburgo e da Universidade do Rio de Janeiro, mostraram que embora a hemoglobina tenha surgido em várias espécies de forma independente, na realidade descende de um mesmo gene, transmitido pelo seu último antepassado comum. Estas descobertas foram publicadas na “BMC Evolutionary Biology”.

Ter sangue vermelho não é uma característica peculiar dos seres humanos nem dos mamíferos. A cor provém da hemoglobina, uma proteína complexa especializada no transporte de oxigénio no sistema circulatório dos vertebrados, dos anelídeos (as minhocas são os membros mais conhecidos desta família de vermes), de moluscos (especialmente os caracóis de água doce) e de crustáceos (tais como dáfnias ou “pulgas de água”).

Pensava-se que para a hemoglobina aparecer em espécies tão diversas, deveria ter sido “inventada” várias vezes durante a evolução das espécies. Contudo, investigações recentes demonstraram que todas estas hemoglobinas nascidas “independentemente”, na realidade derivam de um único gene ancestral.

Os investigadores consideram que este animal evoluiu lentamente porque as suas características genéticas são próximas das do antepassado marinho da maioria dos animais, o “Urbilateria” (1). O estudo deste verme, comparando-o com outras espécies de sangue vermelho, ajudou a descobrir a origem da hemoglobina.

A investigação centrou-se na ampla família a que pertencem as hemoglobinas: as globinas, proteínas presentes em quase todos os seres vivos capazes de “armazenar” gases como o oxigénio e o óxido nítrico.

Este trabalho mostra que em todas as espécies com sangue vermelho, foi o mesmo gene que permitiu fabricar uma molécula de globina, denominada “citoglobina”, que evoluiu independentemente para se tornar um gene codificador da hemoglobina.

Os cientistas pretendem prosseguir as investigações, estudando quando e como surgiram as diferentes células especializadas dos sistemas vasculares dos bilatérios.

Nota (1): “Urbilateria” é o último antepassado comum dos bilatérios, ou seja, animais dotados de simetria bilateral (esquerda-direita) e de órgãos complexos.

https://doi.org/10.1186/s12862-020-01714-4

Informação bibliográfica completa:
Globins in the marine annelid Platynereis dumerilii shed new light on hemoglobin evolution in bilaterians. Solène Song, Viktor Starunov, Xavier Bailly, Christine Ruta, Pierre Kerner, Annemiek J. M. Cornelissen and Guillaume Balavoine. BMC Evolutionary Biology, December 29, 2020 – https://doi.org/10.1186/s12862-020-01714-4

NR/AG/Adelaide Oliveira

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights