Alemanha volta a registar mais de mil mortes diárias

6 de Janeiro 2021

A Alemanha ultrapassou novamente as mil mortes causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas e 21.237 novas infeções foram registadas, segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI) atualizados hoje durante a madrugada.

O número de casos positivos desde o anúncio do primeiro contágio no país é de 1.808.647, com 36.537 mortes, 1.019 óbitos nas últimas 24 horas.

O número máximo de óbitos tinha sido registado em 30 de dezembro, com 1.129 mortes, e o de infeções em 18 de dezembro, com 33.777 novos casos.

O RKI alertou, no entanto, que ao interpretar os dados deve-se levar em consideração que nos dias próximos ao Natal e ao final do ano foram realizados menos exames, visto que menos pessoas se deslocaram ao médico.

Cerca de 1.451.000 pessoas já foram consideradas recuperadas e o número de casos ativos no país é de cerca de 321.300, de acordo com estimativas do RKI.

Cerca de 317 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina Covid-19 na Alemanha.

A incidência cumulativa no país nos últimos sete dias é de 127,3 casos por 100 mil habitantes e as novas infeções totalizaram 105.867 na última semana, embora aqui também os dados devam ser analisados com cautela devido aos número reduzido de testes neste período e o possível atraso na comunicação dos dados.

O número de pacientes com Covid-19 em unidades de cuidados intensivos na terça-feira era de 5.678, dos quais 3.181 recebiam respiração assistida, segundo dados da Associação Interdisciplinar Alemã de Cuidados Intensivos e Medicina de Emergência (DIVI).

Na Alemanha o fator de reprodução (R) que leva em conta as infeções em um intervalo de sete dias em comparação com os sete anteriores – refletindo a evolução das infeções de oito a 16 dias atrás – é de 0,81, o que implica que a cada 100 infetado pelo SARS-CoV-2 contagia uma média de outras 81 pessoas.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e os chefes de governo dos 16 Estados federais concordaram na terça-feira em estender as atuais restrições até 31 de janeiro e endurecer algumas delas, principalmente aquelas relacionadas a reuniões privadas.

As escolas e o comércio não essencial vão continuar encerrados, assim como as atividades nos setores do lazer, desporto, cultura e restauração, que deixaram de funcionar desde o início de novembro.

Por outro lado, a Alemanha concordou que em áreas onde a incidência cumulativa em sete dias ultrapassar 200 casos por 100 mil habitantes, a movimentação de seus habitantes será limitada a um raio de quinze quilómetros da sua residência.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.854.305 mortos resultantes de mais de 85 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights