Primeiro-ministro de Israel diz que terceira dose da vacina é um “grande serviço” ao mundo

6 de Agosto 2021

O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, disse esta quinta-feira que o país está a prestar um “grande serviço” ao mundo por estar a administrar uma terceira dose da vacina contra a Covid-19, após lançar uma campanha de reforço vacinação.

Apesar do apelo da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a criação de uma moratória sobre esta prática, Israel lançou na sexta-feira passada uma campanha de vacinação para uma terceira dose da vacina, principalmente da Pfizer/BioNtech, para pessoas com 60 ou mais anos.

O Presidente, Isaac Herzog, e o líder da oposição, Benjamin Netanyahu, receberam a terceira dose, uma inoculação de reforço destinada a fortalecer o sistema imunológico, por causa da disseminação da variante Delta, que é mais contagiosa do que as outras.

Entretanto, na quarta-feira, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu uma moratória sobre a vacinação de reforço, de modo a deixar doses disponíveis para países que apenas conseguiram imunizar uma pequena parte da população.

O governo israelita não respondeu à OMS, mas, após questionado pela agência de notícias AFP, Naftali Bennett defendeu escolha de avançar com a terceira dose.

“Não estamos a fazer isto só para nós. Por um lado, somos um país pequeno, não vai afetar os ‘stocks’ mundiais […] e, por outro lado, vamos acumular conhecimento e partilhá-lo imediatamente com o resto do mundo”, acrescentou.

Desde domingo e do início da campanha de reforço, mais de 262 mil israelitas com 60 ou mais anos receberam a terceira dose, segundo o Ministério da Saúde, ressalvado que mais 381 mil pessoas já fizeram o agendamento.

“Os idosos têm um sentido de responsabilidade mais desenvolvido e, ao mesmo tempo, têm medo de ficar gravemente doentes se forem infetados”, disse Shoshana, de 75, um habitante de Jerusalém, em declarações à AFP, enquanto recebia a terceira dose.

Com nove milhões de habitantes, Israel foi um dos primeiros a lançar a campanha de vacinação contra Covid-19, em dezembro de 2020, graças a um acordo com farmacêutica Pfizer.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights