Ana Gonçalves Fisioterapeuta e consultora de negócios na saúde

As novas tendências na fidelização de clientes na saúde

01/11/2021

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

As novas tendências na fidelização de clientes na saúde

11/01/2021 | Opinião

As profundas mudanças nos estilos de vida dos consumidores e no comportamento de compra obrigam a que as organizações se adaptem ao cliente e transformem o modo como estruturam o seu negócio. Principalmente, com a crescente procura do consumidor por um serviço de saúde mais eficiente é exigido às organizações que repensem no ambiente do seu negócio.

O período de pandemia que estamos a viver veio provar isso mesmo, as organizações que tinham estratégias eficazes tanto de atração como fidelização dos clientes estão a sobreviver. Infelizmente, muitas pequenas e médias empresas na área da saúde, não conseguem sobreviver por não terem estes sistemas implementados, nem pensados.

Mudança de Paradigma

A maioria das pequenas e médias empresas na área da saúde são geridas por profissionais de saúde que, muitas vezes, têm pouca formação na área da gestão. Este é um caminho perigoso que leva a tomada de decisões apenas por intuição levando a negócio futuros não sustentáveis.

As empresas devem apostar numa estratégia focada na melhoria dos relacionamentos com os clientes, estabelecendo como principal objetivo estratégico reter e apostar nos existentes e indo de encontro às suas necessidades, aumentando a qualidade do serviço prestado. A diminuição da taxa de perda de clientes tem um grande impacto no sucesso de uma organização, aumentando os seus lucros de forma abrupta e a confiança na aposta de estratégias de marketing.

Antigamente, as organizações no setor da saúde comunicavam o seu valor aos clientes estabelecendo um valor “económico” e os atributos exclusivos dos seus produtos e serviços. Atualmente, as características dos produtos e serviços já não são atributos diferenciadores únicos; assim, torna-se o cliente um embaixador da marca, sendo o ativo mais importante para o sucesso de uma organização.

A retenção e fidelização do cliente surgem, então, como uma temática de extrema importância para todas as empresas e negócios de saúde.

Os gestores devem implementar estratégias inovadoras para ganhar a confiança e fidelização dos clientes existentes, motivá-los e envolvê-los. Com o aumento da concorrência muitas organizações reconhecem a importância de construir relações sólidas e duradouras com os seus clientes existentes.

 

Programas de Fidelização

 

               A grande tendência na fidelização do cliente na prestação de serviços de saúde é o desenvolvimento de programas de fidelização. Em Portugal, acredito que está para breve a mudança de paradigma do prestador de serviços de saúde, pressionando o profissional de saúde a ser, também, um gestor da saúde do seu cliente e não apenas um prescritor que atua na fase aguda da doença.

               Além dos benefícios para o cliente, esta é uma relação win  win. O cliente ganha benefícios e a empresa aumenta o consumo/compra dos produtos/serviços oferecidos e acelera o ciclo de vida na empresa. O cliente paga um preço premium e traz novos clientes através de referências positivas.

Enquanto profissionais de saúde temos muitas vezes dificuldade em encarar a atividade do marketing e, em particular, os programas de fidelização, como algo benéfico para o nosso negócio.

Acredito que este não é o futuro, mas sim o presente! Temos que de forma urgente mudar a forma como encaramos um negócio na área da saúde. Não deixando de ter uma proposta de valor com o cliente no centro – de que forma posso potenciar o meu negócio e ao mesmo tempo melhorar a entrega do meu serviço ao meu cliente?

Os planos mensais serão a tendência na prestação dos serviços de saúde. Conseguimos combinar uma série de serviços, com diferentes valores e atuando na fase de prevenção da doença. O cliente dos serviços de saúde é cada vez mais um cliente preocupado com a sua saúde e qualidade de vida. Sabemos que alguém que já é nosso cliente tem maior probabilidade de voltar a comprar, se: já conhece a nossa equipa e espaço; já nos reconhece como uma autoridade; já sentiu os benefícios/resultados da nossa prestação de serviço.

Temos que ser criativos e criar alternativas que vão ao encontro das necessidades de cada cliente, criando um plano mensal de serviços disponíveis na nossa clínica para que, mensalmente, tenha o acompanhamento e entrega de valor merecidos.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights