Pedro Ferreira Farmacêutico

A importância da saúde oral

01/25/2021

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

A importância da saúde oral

25/01/2021 | Consultório

Além de garantir um sorriso bonito, manter uma boa rotina de higiene oral contribui, sobretudo, para a saúde em geral.

Aliás, muitas vezes é na boca que se manifesta o primeiro sinal de doença. Alguns estudos identificam mesmo os sintomas de má saúde oral com patologias graves, como doenças cardiovasculares ou diabetes.

As bactérias existentes na boca, quando não destruídas pelas enzimas da saliva, multiplicam-se, originando doenças na boca e nos dentes. A partir daí, podem entrar na corrente sanguínea e causar danos no organismo.

A placa bacteriana, caracterizada pela película formada por estas bactérias da boca e que se deposita sobre os dentes, é um dos sintomas mais visíveis.

As bactérias nutrem-se dos alimentos, sobretudo dos açúcares, que ao serem utilizados por estes micro-organismos, originam ácidos que, consequentemente, podem originar as conhecidas cáries. 

Também as gengivas podem ser vítimas da má higiene oral, o que se traduz em vermelhidão, inchaço e sangramento. 

Por isso, é importante evitar o consumo excessivo de bebidas e alimentos açucarados. Para a prevenção de cáries, aconselhamos a apostar na prevenção das cáries num correcta rotina de higiene oral que pode ser complementada com o uso recorrente de fita dentária, que ajuda a evitar o tártaro.

Existem ainda soluções para bochechar que aliviam a sensibilidade dentária e previnem as cáries.

Não se esqueça: escove sempre os dentes depois das refeições, preferencialmente com um dentífrico à base de flúor.

As visitas ao dentista não podem ficar reservadas aos momentos de alarme. Em vez disso, devem ser marcadas, pelo menos, duas vezes por ano, para um check-up geral e uma limpeza.

A farmácia está sempre por perto, com uma equipa pronta a ajudá-lo. Em caso de dúvida, contacte o seu farmacêutico e encontre a solução mais adequada ao seu caso. 

 

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights