O congresso organizado pela Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC) conta com especialistas das várias áreas da saúde que se dedicam à prevenção, tratamento e recuperação do AVC, “nacionais e internacionais da maior craveira científica”, afirma o Professor José Castro Lopes, presidente da direção da SPAVC.
Integram o programa 14 conferencistas internacionais, como Michael Brainin, da World Stroke Organization; Georgios Tsivgoulis, dirigente da European Stroke Organization; Vladimir Hachinski, neurocientista canadiano pioneiro na investigação da relação entre AVC e desenvolvimento de demência; Sean Savitz, neurologista na Universidade do Texas; o Professor Catedrático aposentado Water Osswald, que lecionou na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; e Hanne Christensen, que é responsável pelo comité de implementação do Action Plan for Stroke e tomará conta da sessão de encerramento do congresso.
Antes, na quarta-feira, aconteceram dois cursos formativos para os profissionais de saúde, que ainda poderão participar num terceiro, após o encerramento do congresso, no sábado, dia 6. Este último curso é sobre o estudo MIND – Multiple Interventions to Prevent Cognitive Decline – e dirige-se a instituições e profissionais de diversas áreas envolvidos nos cuidados a pessoas em risco de desenvolver alterações do funcionamento cognitivo e que pretendam conhecer a metodologia do estudo para aplicarem localmente.
No passado dia 3, decorreu o “Curso Interativo de AVC isquémico na fase aguda” e o curso “A enfermagem na fase aguda do AVC”.
O evento anual será transmitido online, como a pandemia de Covid-19 exige, e são esperados cerca de 1500 participantes.
PR/HN/RA
0 Comments