A Novartis anunciou a assinatura de um acordo inicial para a produção da vacina de RNA mensageiro contra a Covid-19, CVnCoV, da CureVac, adiantando que prevê iniciar a produção no segundo trimestre de 2021.
Já estão em andamento os preparativos para o início da produção, a transferência de tecnologia e os testes, sendo que as primeiras entregas à CureVac são esperadas para o verão de 2021.
A produção terá lugar numa nova unidade de alta tecnologia que já se encontrava em construção – Novartis Kundl, na Áustria.
Esta unidade será agora adaptada às necessidades de produção da vacina de RNA mensageiro, CVnCoV, da CureVac, lê-se em comunicado.
A Novartis prevê produzir o RNA mensageiro e componentes da vacina CVnCoV para entregar até 50 milhões de doses até o final de 2021 e mais 200 milhões de doses em 2022.
Os componentes serão depois entregues à CureVac para posterior processamento.
“Sentimos que é nossa responsabilidade fazer tudo o que está ao nosso alcance para ajudar e temos o prazer em anunciar a nossa colaboração com a CureVac. Em Kundl, na Áustria, a Novartis é pioneira e tem décadas de experiência na produção farmacêutica de proteínas e, nos últimos anos, na produção de ácidos nucléicos. Atualmente, estamos a expandir a nossa unidade com capacidades adicionais para a produção de mRNA, a fim de responder melhor à crescente procura”, diz Steffen Lang, diretor global da Novartis Technical Operations e membro do comité executivo da Novartis.
Florian von der Mülbe, diretor de produção da CureVac, afirma: “Estou muito satisfeito por termos encontrado na Novartis um parceiro altamente experiente para apoiar a produção da nossa vacina candidata ao combate à COVID-19. Em colaboração com a Novartis esperamos aumentar significativamente a nossa capacidade de produção e posicionar a nossa rede de produção numa base ainda mais ampla”.
Mais informações sobre a resposta da Novartis à Covid-19 disponíveis em www.novartis.com/COVID-19 e em https://www.novartis.pt/coronavirus.
PR/HN/RA
0 Comments