Plataforma da Universidade de Aveiro facilita massificação da testagem

11 de Março 2021

A Universidade de Aveiro vai contribuir para a massificação dos testes Covid, através de uma plataforma digital que combina a testagem por saliva e a testagem rápida com kit de antigénio, revelou esta quinta-feira fonte académica.

De acordo com uma nota informativa daquela universidade, “a validação dos novos métodos será feita brevemente através da testagem de toda a academia de Aveiro (mais de 15 mil testes num único dia) seguida de testagem contínua por amostragem, com testes de saliva RT-PCR de alta sensibilidade”.

A plataforma digital vai permitir à Universidade de Aveiro processar “milhares de testes por dia”, avança a mesma fonte, dando conta de que, “depois de desenvolver um novo método de testagem do SARS-cov-2 através de amostras de saliva, o Instituto de Biomedicina da Universidade de Aveiro (Ibimed) acaba de dar luz verde ao desenvolvimento dessa plataforma de registo e envio de resultados da testagem”.

A plataforma digital está a ser desenvolvida através de uma parceria com a empresa “BMD software”, instalada no Parque de Ciência e Inovação (PCI-Aveiro).

“O ibimed tem tido um papel ativo e inovador no combate à COVID-19, tanto ao nível da testagem do SARS-cov-2 de alta sensibilidade por RT-PCR como na vigilância das suas variantes por sequenciação genómica, tendo realizado mais de 35 mil testes de RT-PCR, em colaboração com uma vasta rede de 145 instituições regionais”, descreve Manuel Santos, responsável daquele instituto.

Entre essas instituições estão os Centros Hospitalares do Baixo Vouga, de Entre o Douro e Vouga, os ACES e creches e lares da região de Aveiro e de Viseu-Dão Lafões, em articulação com a Cruz Vermelha Portuguesa, e com o Instituto de Segurança Social, do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

A capacidade de testagem do ibimed aumentou de 70 a 90 testes por dia no início de abril de 2020 para 400 testes por dia atualmente.

“Os novos laboratórios de Medicina do Genoma do ibimed, que acolhem atualmente a testagem de SARS-cov-2, entraram em funcionamento em agosto de 2020, tendo melhorado significativamente as condições de trabalho e vão incluir “nas próximas semanas” a automação de uma parte significativa do fluxo de testagem.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights