Manuel Abecasis recebe distinção “Clinical Achievement Award 2021” da Sociedade Europeia de Transplantação de Medula Óssea

15 de Março 2021

Manuel Abecasis foi reconhecido pela European Society for Blood and Marrow Transplantation (EBMT) com o "Clinical Achievement Award 2021" pelas suas contribuições no campo do transplante de células estaminais hematopoéticas.

O prémio anual “Clinical Achievement Award”, da EBMT, entregue este ano ao presidente da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), o Prof. Dr. Manuel M. Abecasis, reconhece as conquistas para o país na área do transplante de células estaminais hematopoéticas e, também, o contributo para a EBMT.

Na comunicação enviada pelo presidente da EBMT, Nicolaus Kroger, ao presidente da APCL, pode ler-se: “a Sociedade tem muito orgulho em reconhecer as suas muitas conquistas no avanço do transplante de células hematopoiéticas do seu país, Portugal”.

Nicolaus Kroger acrescentou ainda estar “muito feliz por [Manuel Abecasis] ter recebido este prémio porque, sinceramente, é merecido pelo seu compromisso incansável para com a EBMT”.

Depois de referir que a distinção foi recebida com grande satisfação, a nota enviada às redações cita Manuel Abecasis: “é uma grande honra para mim a atribuição deste prémio. Fico muito grato pelo reconhecimento por parte dos meus colegas europeus, e considero-o extensivo a toda a equipa que durante tantos anos partilhou do meu entusiasmo pela área da transplantação de medula óssea”.

O Prof. Dr. Manuel M. Abecasis junta-se, assim, à pequena lista de pessoas anteriormente reconhecidas com esta distinção pela EBMT. O prémio é entregue na 47ª Reunião Anual da Sociedade, que, entre 14 e 17 de março, se realiza em formato digital.

A EBMT é uma organização formada por profissionais de saúde que trabalham no campo do transplante de medula óssea e terapias celulares, com foco na inovação, que tem como principal objetivo salvar e melhorar a vida de doentes com doenças relacionadas com sangue.

A associação dedica-se à promoção de todo o conhecimento associado ao transplante de células estaminais hematopoiéticas, de todas as fontes e tipos de dadores, incluindo pesquisa básica e clínica, educação, padronização, controlo de qualidade e credenciamento para procedimentos de transplante, indica o comunicado.

Desde fevereiro, Manuel M. Abecasis é diretor do Registo Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão (CEDACE). Para além disso, é Professor Associado convidado da Nova Medical School, na Universidade Nova de Lisboa, e já foi diretor do Departamento de Hematologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa e do Programa de Transplantação de Medula Óssea.

O presidente da APCL fez a sua especialização em Hematologia no Reino Unido e foi “Leukemia Research Fund Fellow” (UK) em Marselha, onde colaborou no estabelecimento da transplantação de medula óssea, no Instituto de Oncologia Paoli-Calmettes.

Doutorado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, foi pioneiro da transplantação de medula óssea em Portugal, tendo em conjunto com os seus colaboradores introduzido no país os avanços relevantes nesta área.

Enquanto representante da área da transplantação de medula óssea, Manuel M. Abecasis desenvolveu, no Ministério da Saúde, o registo nacional da mesma, onde se encontram registados todos os transplantes de medula óssea realizados em Portugal desde o início da atividade.

Manuel M. Abecasis, que é sócio honorário da Sociedade Portuguesa de Hematologia, recebeu também o Prémio SEAT para a Ciência (1987), o Prémio Nacional de Oncologia (1994), a Medalha de Prata por Serviços Distintos do Ministério da Saúde (2007), o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito da República Portuguesa (2010) e a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos (2015).

PR/HN/RA

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APCP lança campanha pelos Cuidados Paliativos universais

APCP lança campanha “Integrar Cuidados, Consolidar Pontes” no âmbito do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que se assinalou a 12 de Outubro, com João Baião. Associação renova imagem e apela ao acesso universal, face aos 70% sem cobertura em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This