Irlanda contra bloqueio de exportações de vacinas da UE, primeiro-ministro fala em “medida retrógada”

22 de Março 2021

O primeiro-ministro irlandês, Micheal Martin, expressou esta segunda-feira a sua oposição a um possível bloqueio pela União Europeia (UE) às exportações das vacinas contra a Covid-19 fabricadas no seu território, acreditando que seria uma “medida muito retrógrada”.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ameaçou este sábado bloquear as exportações da vacina da AstraZeneca se a União Europeia, perante um volume de entregas abaixo das expectativas iniciais, não receber prioritariamente os fármacos prometidos pelo grupo farmacêutico sueco-britânico.

“Sou realmente contra. Acho que seria uma medida muito retrógrada”, disse o líder irlandês, que recordou que o contrato da UE com a AstraZeneca prevê a entrega de doses produzidas tanto no território da União Europeia como no Reino Unido.

“É absolutamente vital que mantenhamos as cadeias de abastecimento abertas”, argumentou Micheal Martin, apesar das “enormes tensões” entre Bruxelas e a AstraZeneca, que “não cumpriu o seu contrato”.

O primeiro-ministro irlandês avisou que, se a UE começar a erguer barreiras, outros países poderão fazer o mesmo com os componentes usados na fabricação das vacinas.

“Se todos os países em todos os continentes começassem a fazer isso, teríamos problemas em todo o mundo”, explicou Martin.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse hoje que recebeu garantias – após conversas com líderes europeus, “nos últimos meses” – de que a União Europeia não imporia um “bloqueio” à exportação das vacinas.

“Estamos a enfrentar a mesma pandemia. Todos temos os mesmos problemas”, disse o líder do Governo britânico.

“As campanhas de vacinação, o desenvolvimento de vacinas, a sua aplicação são projetos internacionais que exigem cooperação internacional”, acrescentou Boris Johnson, assegurando que o Reino Unido continuará a desenvolver a sua campanha de vacinação “o mais rápido possível” e alertando que a terceira vaga da pandemia que atualmente atinge a Europa provavelmente afetará também o seu país.

Lançada no início de dezembro, a campanha britânica de vacinação, realizada com as vacinas Pfizer e AstraZeneca, já permitiu administrar uma primeira dose a mais de 27,6 milhões de pessoas, ou seja, mais da metade dos adultos.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.716.035 mortos no mundo, resultantes de mais de 123 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Percursos Assistenciais Integrados: Uma Revolução na Saúde do Litoral Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano implementou um inovador projeto de percursos assistenciais integrados, visando melhorar o acompanhamento de doentes crónicos. Com recurso a tecnologia digital e equipas dedicadas, o projeto já demonstrou resultados significativos na redução de episódios de urgência e na melhoria da qualidade de vida dos utentes

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Inovação na Saúde: Centro de Controlo de Infeções na Região Norte Reduz Taxa de MRSA em 35%

O Eng. Lucas Ribeiro, Consultor/Gestor de Projetos na Administração Regional de Saúde do Norte, apresentou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde os resultados do projeto “Centro de Controlo de Infeção Associado a Cuidados de Saúde na Região Norte”. A iniciativa, que durou 24 meses, conseguiu reduzir significativamente a taxa de MRSA e melhorar a vigilância epidemiológica na região

Gestão Sustentável de Resíduos Hospitalares: A Revolução Verde no Bloco Operatório

A enfermeira Daniela Simão, do Hospital de Pulido Valente, da ULS de Santa Maria, em Lisboa, desenvolveu um projeto inovador de gestão de resíduos hospitalares no bloco operatório, visando reduzir o impacto ambiental e económico. A iniciativa, que já demonstra resultados significativos, foi apresentada na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This