![]()
Artigo acessível apenas a profissionais de saúde.
Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos
A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.
A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) da Unidade Local de Saúde (ULS) Almada-Seixal comemorou, no dia 16 de novembro de 2025, uma década de prestação de cuidados de saúde inovadores e personalizados ao domicílio.
O DOC – Digital Operations for Clinics, software de gestão para clínicas, consultórios médicos, farmácias e outras unidades de saúde, confirmou Ana Gonçalves como embaixadora de marca para o mercado nacional.
Num exclusivo Healthnews, o neurologista Denis Gabriel, membro da Direção da SPAVC, traça o retrato do AVC em Portugal. Dos avanços na trombectomia aos erros comuns no reconhecimento de sintomas, da urgência temporal crítica aos fatores de risco modificáveis, o especialista desmonta a doença e deixa um alerta: “Cada Minuto Conta”. Uma conversa essencial sobre a principal causa de morte no país.
Os bombeiros do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSBL) estão hoje a iniciar uma greve devido a “problemas persistentes nas condições de trabalho”, garantindo apenas os serviços mínimos.
Um novo estudo recorre a algoritmos de inteligência artificial para prever o pico de consumo de oxigénio em doentes cardíacos graves, contornando a impossibilidade de realizar testes de exercício extenuantes
O reforço da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) em países de baixo rendimento permitiu evitar mais de um milhão de mortes por cancro do colo do útero em apenas três anos, anunciou a Aliança para as Vacinas (Gavi).
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje a eliminação do sarampo e rubéola em Cabo Verde, Maurícias e Seicheles, primeiros países subsarianos a alcançar este marco.
Organizações da sociedade civil exigiram hoje resposta das instituições às denúncias de violência nas escolas e reforço da educação para a cidadania, depois do episódio em que um aluno perdeu as pontas de dois dedos, em Cinfães.
0 Comments